Menos de um mês após mostrar a nova KTM 1290 Super Adventure S, o fabricante austríaco apresentou recentemente a nova geração do modelo 1290 Super Adventure R, que além do motor compatível com a nova norma de emissões Euro 5 para motos incorpora uma série de outras melhorias mecânicas.
As modificações da KTM 1290 Super Adventure R 2021 foram pensadas para se alcançar um centro de gravidade mais baixo, para garantir mais agilidade da moto em todas as situações de uso. O novo chassi traz um tanque de combustível em posição mais baixa, enquanto o guidão foi recuado 15 mm, enquanto o motor V2 de 160 cv foi resposicionado e ficou 1,6 kg mais leve.
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Para se adequar às regras de emissões mais restritivas mas garantir o mesmo desempenho do antecessor, foi feito um trabalho para melhorar o fluxo dos gases e a dissipação de calor. Para isso, o propulsor incorporou nova caixa de ar, radiadores duplos, novos pistões e um sistema de escape duplo redesenhado. O motor foi combinado a um câmbio que teve o trambulador reprojetado para permitir trocas de marchas mais rápidas e precisas.
O conjunto de suspensão também é novo, com garfos ajustáveis de 48 mm na dianteira, com 220 mm de curso, e uma suspensão traseira com novo braço oscilante fundido e mais longo que o do antecessor. Outra mudança foi no subchassi, que foi redesenhado e ganhou um banco esportivo de 880 mm de altura, que conta com um espaço de armazenamento por baixo.
O pacote eletrônico da nova KTM 1290 Super Adventure R 2021 traz um novo sensor de inclinação de seis eixos, que deixa mais preciso o funcionamento de sistemas como os controles eletrônicos de tração e estabilidade, o ABS off-road, e o seletor de modos de condução, com quatro opções de acerto de série (Rain, Street, Sport e Offroad) e uma opcional (Rally). Tudo isso comandando por um novo painel digital com tela TFT de 7". As vendas começam em março no mercado internacional.