A KBB Brasil, empresa especializada na precificação de veículos, identificou que alguns dos modelos mais vendidos do Brasil já apresentam tendência de inversão de valorização dos seminovos frente aos zero quilômetro . Segundo a empresa, trata-se de um impacto claro do descontrole da pandemia causada pelo novo coronavírus.
O início de 2021 está sendo marcado por um desequilíbrio entre oferta e demanda , tanto para veículos novos quanto usados . A pandemia forçou a paralisação da fabricação de algumas montadoras, provocando um descompasso generalizado na oferta de automóveis nas concessionárias. O assunto já foi tema do iG Carros Podcast, que você pode conferir abaixo:
Tomando como base os valores negociados no estado de São Paulo, metade dos veículos presentes entre os mais vendidos do Brasil já apresentam alta nos preços dos seminovos na comparação com os novos:
Veículo | Faixa média de Preço 0 km KBB | Faixa média de Preço de Revendedor KBB | Diferença entre o preço 0 km inicial e o preço de revendedor final |
Fiat Strada 2021 | R$ 79.060 a R$ 79.859 | R$ 77.192 a R$ 81.725 | 3,37% |
Volkswagen T-Cross 2021 | R$ 113.241 a R$ 114.385 | R$ 111.135 a R$ 116.489 | 2,87% |
Chevrolet Onix Plus 2021 | R$ 77.677 a R$ 78.462 | R$ 75.113 a R$ 79.565 | 2,43% |
Hyundai HB20 2021 | R$ 67.806 a R$ 68.498 | R$ 65.717 a R$ 69.272 | 2,16% |
Chevrolet Onix 2021 | R$ 71.726 a R$ 72.451 | R$ 69.438 a R$ 73.039 | 1,83% |
Desde 2020, modelos com até três anos de uso tiveram acréscimo médio de preço de 2% a 4%, segundo a KBB. Entre os usados com 4 a 10 anos de idade, os modelos 2012 tiveram aumento médio de 6,31%, seguidos pelos modelos 2010 (5,74%), 2011 (5,11%) e 2013 (4,84%). Veja as nossas recomendações de veículos seminovos, para diversos gostos e bolsos: