Geely anuncia lançamento de nova marca com foco em elétricos

Nova fabricante Zeekr atuará no mercado chinês para aproveitar alta da categoria

Veja detalhes da nova empreitada da Geely, que estuda retornar ao mercado brasileiro
Foto: Divulgação
Veja detalhes da nova empreitada da Geely, que estuda retornar ao mercado brasileiro

A marca chinesa Geely não teve uma história de sucesso no Brasil. Tanto que o empresário José Luiz Gandini, também presidente da Kia Motors, optou por interromper as importações dos veículos da marca em 2016. Mas a fabricante nunca deixou de investir no resto do mundo, principalmente na China, onde acaba de lançar uma nova marca chamada “ Zeekr ”.

A nova marca de veículos elétricos quer ser a “ Tesla da China” com um investimento massivo de US$ 300 milhões. O objetivo da fabricante é aproveitar a crescente demanda pela categoria no mercado chinês. A sinergia com outras fabricantes do Grupo Geely, como Volvo e Polestar , será inevitável.

Os primeiros veículos da Zeekr devem aparecer no terceiro trimestre de 2021, com foco no segmento premium. Segundo a Reuters, os modelos serão feitos na plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA) –  arquitetura de experiência sustentável, em português.

A Geely promete lançar um carro elétrico da Zeekr a cada 12 meses pelos próximos cinco anos. Seu esquema comercial deve ser inspirado na Tesla, que vende veículos diretamente para o cliente final, sem o intermédio de concessionárias.

O Grupo Geely tem o plano de que todas as suas fabricantes tenham direcionamento para carros elétricos até 2030. Isso inclui Volvo , Polestar , Geely , Lynk & Co e a própria Zeekr , que será a primeira 100% eletrificada da empresa.