O segmento dos SUVs atingiu em março a sua maior participação no mercado brasileiro em 2021, com uma fatia de 38,6% do total de automóveis vendidos. Praticamente empatando com o recorde absoluto de junho de 2020, quando modelos como o Chevrolet Tracker e o Jeep Renegade responderam por 38,61% dos carros negociados. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos).
Em março, foram comercializados 54.788 SUVs no Brasil. Alta de 17,55% em relação aos 46.609 emplacamentos do segundo mês do ano. Variação percentual maior do que a do restante do mercado de carros de passeio e comerciais leves no período, que com 141.938 unidades registrou variação positiva de 10,81%.
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Com este volume, os utilitários ficaram mais uma vez atrás apenas dos veículos de entrada e hatches pequenos, que juntos somaram 56.323 emplacamentos e uma participação de 39,69%. A liderança em março ficou com o Chevrolet Tracker (6.410), seguido por Jeep Renegade (6.186) e Hyundai Creta (6.173).
“Muitas dessas vendas já tinham sido realizadas, nos meses anteriores, e os clientes estavam aguardando a entrega dos veículos, pelos fabricantes, o que ocorreu em março. Isso justifica o bom desempenho do mês, mesmo com o fechamento do comércio em estados importantes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo”, observa em nota o presidente da Fenabrave , Alarico Assumpção Júnior.
No acumulado do ano, os SUVs somam 149.330 unidades e uma participaçlão de 37,26% no total de vendas. O Jeep Renegade segue na ponta (20.710), acompanhado por Volkswagen T-Cross (20.595) e Jeep Compass (17.637).
Ranking SUVs em março - unidades emplacadas
1 - Chevrolet Tracker: 6.410
2 - Jeep Renegade: 6.186
3 - Hyundai Creta: 6.173
4 - Volkswagen T-Cross: 5.289
5 - Jeep Compass: 5.211
6 - Volkswagen Nivus: 3.918
7 - Honda HR-V: 3.728
8 - Nissan Kicks: 3.136
9 - Renault Duster: 2.624
10 - Honda WR-V: 1.209