O Volkswagen Up! foi retirado do site da Volkswagen, decretando o fim de sua produção em Taubaté (SP). Lançado em 2014 na categoria dos subcompactos, o modelo nunca chegou a superar os principais rivais, Mobi e Kwid , nas vendas.
O fim do Volkswagen Up! já estava declarado desde meados de 2019, pois a cada mudança de ano, a fabricante tirava mais versões de linha. Em seu último suspiro, o compacto esteve disponível apenas na versão Xtreme , com motor 1.0 turbo e adaptado para levar apenas quatro ocupantes, por R$ 60.090.
"A Volkswagen confirma o fim de produção do Up! na fábrica de Taubaté (SP). Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no país", diz o posicionamento da fabricante.
Segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), apenas 1.839 unidades do Up! foram emplacadas em 2021. O Fiat Mobi foi líder da categoria, emplacando 17.524 unidades desde o começo do ano, enquanto o Renault Kwid emplacou 13.895 unidades.
Você viu?
Polo Track
O encerramento da produção do Up! em Taubaté abre espaço para um novo veículo na linha da Volkswagen . A fabricante confirma o lançamento do Polo Track , compacto de entrada que será feito sobre a mesma base MQB-A0 de Virtus e T-Cross .
A Volkswagen sinaliza que irá seguir uma estratégia parecida com a da GM , que mantém duas gerações do Onix em linha. No caso do Polo , o modelo principal feito em São Bernardo do Campo (SP) será reestilizado no fim de 2021, mas o modelo Track de Taubaté deverá manter o visual antigo para ser mais barato.
Rumores sugerem que a Volkswagen
poderá tirar de linha a versão 1.0 aspirada do Polo 2022
para dar mais espaço ao modelo Track. No passado, o nome da versão já foi utilizado para batizar modelos aventureiros, posicionamento que mudou em 2021.