Autopeças podem ser compradas em desmanches autorizados e com ajuda do novo aplicativo do Detran de São Paulo
Divulgação
Autopeças podem ser compradas em desmanches autorizados e com ajuda do novo aplicativo do Detran de São Paulo

Nem sempre todos podem arcar com uma peça de reposição para seu veículo usado em uma concessionária autorizada. E o que fazer? Nesses casos, muitos acabam pendendo para o mercado paralelo, ou seja, lojas que comercializam peças, geralmente, com preços bem mais em conta, porém sem a mesma garantia ou qualidade de uma comprada em uma agência de carros credenciada.

Pensando nisso, o Detran-SP está lançando um aplicativo que mostra como comprar peças usadas de veículos com origem legal, tudo feito de forma rápida e prática. Outra vantagem é que o usuário também pode consultar se o centro de desmontagem é autorizado para o comércio ou não.

Vale lembrar que este tipo de comércio é regulamentado desde 2014 no Estado de São Paulo pela Lei dos Desmanches , legislação que serviu de referência para a criação da lei federal nº 12.977/2015, que autoriza a comercialização das peças , desde que possuam selo gravado para
a rastreabilidade de todas as etapas do processo de desmontagem.

O primeiro passo é, após a instalação do aplicativo Detran-SP, fazer uma busca da loja no sistema para saber se o estabelecimento é credenciado. Aprovado, basta centralizar o código no meio da tela do celular ou do tablet para obter informações de cada peça.

A pesquisa exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo e, dependendo, até registro fotográfico do mesmo, além de identificar qual a empresa desmontadora e comercializadora da peça. Além disso, é possível também fazer a consulta diretamente na página do órgão fiscalizador.

Para coibir esse tipo de comércio ilegal, o Detran-SP dispõe de uma área de atendimento no qual o usuário pode colaborar com a fiscalização denunciando desmanches clandestinos à Ouvidoria. Basta acessar o portal www.detran.sp.gov.br e procurar por “Atendimento”.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários