Item em desuso hoje, os faróis com sistema de abertura e fechamento, muito comum em modelos mais esportivos já tiveram seus dias de glória. A ideia, no início, era adotar um recurso que ajudasse no coeficiente aerodinâmico que ditavam uma frente mais baixa, mas os faróis “atrapalhavam”, e aí a solução foi simplesmente escondê-los.
Os faróis escamoteáveis estrearam no norte-americano Cord de 1935 que usava um sistema manual. Neste, a empresa defendia a tese da resistência aerodinâmica ao ar e também o fato de eliminar elementos proeminentes que estragassem o design do carro.
Já os sistemas elétricos surgiram no De Soto 1942 ; porém foram nos anos 1960 a 1980 que se espalharam. Comum nos esportivos, foi perdendo força em 1990. No GM Corvette , um dos mais frequentes a usá-lo, durou até 2004.
1 - Buick Riviera
Para 1965, o projetista Bill Mitchell adotou uma reestilização no Riviera e com ela os faróis foram parar nas extremidades do para-lama, ocultos por duas tampas que se confundia com a grade quando fechadas. Quando em uso, estas tampas se abriam como uma concha exibindo orgulhosamente o par de faróis redondos.
2 - Ford Cord 810
De linhas aerodinâmicas , o modelo lançado em 1935, projetado por Gordon Buehring, foi o primeiro automóvel no mundo a utilizar o sistema de faróis escamoteáveis. Os faróis eram operados por meio de manivelas posicionadas em cada extremidade do painel e de modo individual, parecendo que o carro estava piscando.
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3 - Porsche 928
Lançado em 1977 como um possível substituto do 911 , o GT tinha os faróis que ficavam aparentes, independentes de estarem retraídos ou não. Para usá-lo, bastava acionar um botão que os faróis se projetavam. Não era um primor em beleza em ação, mas era muito eficiente à noite. A receita se repetia no modelo 968 , mas era mais discreto.
4 - Opel GT
O cupê de linhas fluidas e frente em cunha chamou muita atenção durante a sua aparição oficial no Salão de Paris, em 1968. Mas o que revolucionou mesmo foi o sistema de faróis escamoteáveis que giravam em um eixo longitudinal e operados manualmente por meio de uma alavanca no console.
5 - Alfa Romeo Montreal
Fiel ao projeto original, exibido em 1967 durante uma exposição universal na cidade de Montreal, no Canadá, o belo cupê esportivo da marca italiana era desenhado por Marcelo Gandini.
O carro tinha os faróis cobertos parcialmente por uma pequena persiana na parte superior, que podia ser retraída por um comando no painel e se escondia abaixo do par de faróis circulares que davam um charme extra ao modelo. Virou uma marca registrada do cupê que perdurou até 1977.