Carro-forte 100% eletrificado da Protege tem autonomia de até 75 km com carga plena
Divulgação
Carro-forte 100% eletrificado da Protege tem autonomia de até 75 km com carga plena

Em sintonia com a comemoração de 50 anos de história, o Grupo Protege aproveitou para divulgar o primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo. O protótipo que foi desenvolvido em parceria com a Eletra Industrial e MIB Blindados levou 18 meses para ficar pronto e contou com investimento de mais de 1 R$ milhão.

O blindado possui autonomia de 75 quilômetros, tempo de recarga plena de 2h30 e emissão zero de gases poluentes na atmosfera. Quando o veículo se encontra em operação, o sistema de baterias é continuamente recarregado pela tecnologia de frenagem regenerativa. Segundo os engenheiros do projeto, essa tecnologia amplia a autonomia do veículo e consome menos energia elétrica para o abastecimento.

Outra vantagem, além de ser ecologicamente correto para o meio ambiente, é a expectativa de redução de 65% no valor gasto por km rodado. Além da economia de combustível, a redução nas manutenções é outra melhoria bem-vinda, levando em consideração que o sistema de tração elétrica requer, em tese, menor tempo de parada para manutenções.

“Trata-se de um projeto olhando para o futuro , alinhado com uma tendência mundial de pensar em soluções de menor impacto ambiental”, diz Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege. “Além da emissão zero e investimento em tecnologia 100% nacional, fizemos o retrofit de um chassi desmobilizado e encaminhamos o motor diesel e o sistema de transmissão anteriores para reciclagem.”

De acordo com a Protege, São Paulo será a primeira cidade que vai ver de perto o projeto de sistema tração elétrico puro, que usa tecnologia nacional. Também foi instalado, estrategicamente, um carregador fixo na base operacional do Grupo Protege na capital paulista.

FICHA TÉCNICA

Você viu?

Modelo: CARRO-FORTE ELÉTRICO

Propulsão: sistema tração elétrico puro

Motor(modelo/tipo): WEG 250L

Potência do motor: 165/330 KW

Torque máximo: 1.800 kgfm

Rotação máxima: 3.500 RPM

Peso Banco Baterias: 957 kg

Autonomia da bateria: 75 km

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários