Criminosos criam perfis falsos nas redes sociais para roubar roubar dinheiro dos usuários oferecendo supostos benefícios
Fabiana Rolfini
Criminosos criam perfis falsos nas redes sociais para roubar roubar dinheiro dos usuários oferecendo supostos benefícios

Já diz o velho ditado “desconfie até da sua própria sombra” . Então o Detran.SP  está alertando a todos os usuários em relação aos estelionatários que se passam por funcionários do órgão estadual de trânsito .


Através de páginas falsas, os criminosos oferecem serviços com o nome da autarquia para roubar dados pessoas e dinheiro do usuário. Com perfis falsos nas redes sociais, os estelionatários oferecem supostos benefícios para realizar serviços de veículos, como emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e quitação de multas .

Para isso, é muito importante redobrar a atenção. Os perfis oficiais do Detran.SP nas redes sociais possuem o selo de verificação, que comprova a originalidade do usuário. Para esclarecer dúvidas de cidadãos ou enviar uma solicitação via Facebook , Twitter ou Youtube , o perfil oficial é somente o @detransp . No Instagram , a conta verdadeira é a @detranspoficial .

Outra dica muito importante é que, jamais, nenhum atendente do Detran.SP entrará voluntariamente em contato com o cidadão pelas redes sociais. Assim sendo, nenhum tipo de informação pessoal tais como dados bancários, número de Whatsapp nunca serão solicitados pelos atendentes. Confira sempre as informações do perfil, como por exemplo: fotos do usuário , números de conteúdos postados , e as interações da página .

As únicas formas legais disponíveis para solicitar serviços eletrônicos do Detran.SP são através do portal (www.detran.sp.gov.br) ou pelos canais digitais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) , e a pp Poupatempo Digital .

Qualquer atitude suspeita, procure imediatamente o Disque Denúnci a através do 181 ou do site www.webdenuncia.org.br e faça a sua acusação. Vale lembrar que o sigilo é absoluto.

Já pelo portal do Detran.SP , a manifestação deve ser encaminhada para a Ouvidoria do órgão. O link para registrar a solicitação é o: https://www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx.

Você viu?

Canais oficiais

Youtube: https://www.youtube.com/c/DetranSPDigital

Instagram: https://www.instagram.com/detranspoficial/

Facebook: https://www.facebook.com/detransp

Twitter: https://twitter.com/DetranSP

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários