A Honda iniciou o processo de renovação do HR-V , um de seus principais produtos internacionais. Com design de SUV-cupê, o utilitário compacto será lançado na Ásia no último trimestre do ano. Sua chegada no Brasil está confirmada para 2022, com produção em Itirapina (SP).
As mudanças da nova geração do HR-V dividiram opiniões na web. Na comparação com o modelo atual, o SUV renovado estreia frente mais alta com novo arranjo na grade frontal, faróis mais estreitos e linhas mais musculosas. Na traseira, as lanternas são interligadas em um arranjo que lembra bastante o Porsche Macan.
A Honda não revelou as proporções do HR-V , mas a imprensa japonesa repercute que o modelo tem 4,40 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,59 m de altura. Na comparação com o modelo atual (que mede 4,32 m, 1,77 m e 1,58 m, respectivamente), a nova geração é mais espaçosa em todos os atributos.
O interior perdeu o visual conservador do atual e ficou mais controverso, adotando linhas minimalistas e mais refinadas. Algo visto em detalhes como os botões giratórios nas saídas de ventilação. O fabricante não divulgou as medidas do novo HR-V, mas destaca que não mexeu muito nas dimensões externas na comparação com o carro atual. Por dentro, o SUV ganhou ainda saídas de ventilação para os passageiros do banco traseiro e o teto se vidro panorâmico.
No mercado japonês, o pacote de equipamentos do novo HR-V irá incluir sistema de Wi-Fi nativo, chave digital (que permite transformar o smartphone na chave do veículo), faróis de LED, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro e um pacote de segurança ativa com frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e um sistema que manobra automaticamente o veículo para evitar um atropelamento.
Mecânica
A Honda ainda não revelou a motorização do HR-V para o mercado asiático, mas confirmou que o modelo terá opções a combustão e híbridas. O mais provável é que a marca invista no motor 1.5 turbo que equipa a nova geração do Fit no Japão, entregando algo em torno de 116 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
A mecânica mais moderna também é aguardada no Brasil. A Honda deverá investir em uma nova família de motores turbo, com base nos conjuntos utilizados na Ásia. Os novos propulsores devem ser utilizados em toda a linha da fabricante japonesa no Brasil.