A Fiat anunciou o plano de se tornar uma fabricante com gama totalmente eletrificada até 2030. A informação foi confirmada pelo CEO global da marca, Olivier François, que revelou que os modelos a combustão vão começar a sair de linha em mercados desenvolvidos a partir de 2025. A matriz brasileira não se posicionou sobre o assunto.
“Entre 2025 e 2030, nossa gama de produtos será gradualmente eletrificada. Será uma mudança radical para a Fiat. A decisão de lançar o novo 500 apenas em versões elétricas foi tomada antes do começo da pandemia”, afirmou François. “Mesmo naquela época, já sabíamos que nosso planeta não está suportando os impactos. Precisamos fazer algo para mudar isso”.
Muitos países, como Chile, Reino Unido e Japão, já estipularam datas para proibir a venda de veículos a combustão a partir de 2030, mas a Fiat alega que terá o compromisso de eletrificar sua gama de produtos mesmo em regiões onde as vendas de veículos térmicos não foram proibidas.
A Fiat também divulgou mais detalhes sobre seu processo de eletrificação, que começa com o lançamento da n ova geração do 500 . A marca planeja lançar a nova geração do utilitário Panda com opções elétricas nos próximos anos, compartilhando a mecânica do compacto urbano.
Outros produtos elétricos da Fiat devem surgir ao longo da década com base na plataforma STLA, do Grupo Peugeot-Citroën. As marcas se fundiram em janeiro de 2021, criando a joint-venture Stellantis.
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A Fiat reforçou seu compromisso em instalar novas estações de recarga para veículos elétricos na Europa e reduzir a emissão de gases tóxicos em suas fábricas espalhadas pelo mundo. A fabricante italiana possui complexos industriais no Brasil, Estados Unidos, México, Argentina, Itália, Polônia, Turquia, Índia e China.
Brasil
O Grupo FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) já havia divulgado interesse em lançar produtos híbridos e elétricos de Fiat e Jeep no Brasil antes mesmo da fusão com a Peugeot-Citroën . Até o momento, três veículos estão no cronograma da marca: Renegade , Compass (híbridos) e 500 (elétrico).
Segundo o time de engenharia da FCA , a plataforma MLA que equipa o novo Fiat Pulse foi otimizada para receber certos níveis de eletrificação. A marca, entretanto, não anunciou planos de produzir veículos sustentáveis no Brasil nos próximos anos.
Pela falta de incentivos e a elevação nos preços dos automóveis, a matriz brasileira da Fiat deve continuar produzindo modelos a combustão por muitas décadas, mesmo com os catálogos europeu, norte-americano e asiático totalmente eletrificados.