Ao completar 18 anos, a primeira coisa que o jovem não vê a hora é poder entrar em uma autoescola, fazer as provas e, por fim, tirar a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No entanto, é preciso controlar a ansiedade. A escolha correta da autoescola (CFC) para tirar a habilitação é importante para que o processo seja concluído com sucesso e dentro das normas que regularizam esse segmento.
Para auxiliar o aluno nesta decisão, o Departamento Estadual de Trânsito disponibiliza no portal www.detran.sp.gov.br todas as informações necessárias sobre os CFCs como lista completa das cadastradas, endereços e tipo de cursos que oferece.
O primeiro passo é ao acessar o site do Detran e conferir se o nome do CFC onde fará o curso consta na lista das 3.200 empresas credenciadas pelo Detran.SP no estado, o que é obrigatório para que ela exerça a função. Feito isso, checar se ela oferece o serviço que o aluno procura, especialmente quem fará provas de reciclagem.
Conferir se o endereço cadastrado é o mesmo onde o aluno fará as aulas garantirá que o local atenda a todas as exigências estruturais feitas pelo Detran no cadastramento do CFC.
Checar a frota de veículos que o CFC oferece é outra informação que consta no portal. É obrigatório por contrato que a autoescola disponibilize, pelo menos, duas motos e dois automóveis com câmbio.
Por fim, verificar as avaliações que os alunos fazem das CFCs contribui para uma escolha sem riscos. Ao lado das informações básicas das autoescolas credenciadas há um quadro de avaliação, que traz notas para: preço cobrado, atendimento, instalações, localização, ensino, transparência e agenda. Outro dado de destaque é o número de aprovados e de reprovados nos cursos.