Saber dos prazos estipulados pela montadora e ter consciência de levar em oficinas gabaritadas é regra básica para cuida bem do seu automóvel.
Divulgação
Saber dos prazos estipulados pela montadora e ter consciência de levar em oficinas gabaritadas é regra básica para cuida bem do seu automóvel.

Quando o assunto é manutenção dos carros , não adianta querer economizar e deixar para depois, pois pode ser tarde e o custo poderá encarecer ainda mais no orçamento. Para isso, a solução é simples e direta: manutenção correta e preventiva. Cuidar bem do seu veículo é a principal maneira de evitar este tipo de problema.

Sendo assim, é importante o responsável pelo veículo saber todos os prazos e intervalos de trocas de peças e fluidos, conforme a recomendação da fabricante. Para isso, basta consultar o manual do proprietário. É lá que traz não só os prazos estipulados de serviços de troca, mas também o tipo de peça e dos lubrificantes e fluidos recomendados.

Conhecer uma boa oficina e pedir sempre referências com amigos ou em sites onde constam a avaliação dos clientes sobre determinada empresa é fundamental. Uma opção é sempre a concessionária autorizada , principalmente para veículos que ainda estejam na garantia. Desta forma, o proprietário mantém a garantia do conjunto motor e transmissão e se isenta de qualquer eventualidade no caso de surgimento de problemas.

Com os constantes avanços na tecnologia automotiva , é muito importante os profissionais se atualizarem investindo em conhecimento e ferramental. Nesse sentido, os consumidores precisam ter esta percepção na hora de levar seu veículo para uma revisão, principalmente para aqueles que não optam por concessionárias em busca do melhor custo-benefício .

Quais são os perigos caso o lubrificante utilizado seja inadequado?

Saber o momento exato da troca de óleo não tem segredo. Basta seguir a indicação do manual e medir o nível  correto
Divulgação
Saber o momento exato da troca de óleo não tem segredo. Basta seguir a indicação do manual e medir o nível correto

De acordo com Marcos Marques é Coordenador de Vendas Aftermarket da FUCHS, fabricante independente de lubrificantes, uma das principais dicas é ficar atento a utilização do produto adequado para o seu carro.

Em uma troca de óleo fora da especificação do fabricante , por exemplo, pode acarretar em uma série de problemas como, por exemplo, aumento do consumo de combustível , perda de potência, aumento da temperatura do motor, comprometendo a vida útil da bateria e do sistema de arrefecimento.

Também deve-se ficar atento ao desgaste excessivo dos componentes internos, o que ocasiona barulhos, principalmente na partida a frio, além é claro, de maiores gastos por conta desses reparos com peças e mão-de-obra.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!