Depois de ter confirmado vai fabricar uma nova picape em São Caetano do Sul (SP) como parte dos novos modelos que serão lançados a partir do investimento de R$ 10 bilhões, que foi retomado em janeiro último, a GM também diz que vai fazer novos aportes financeiros na unidade de produção em São José dos Campos (SP) para fabricação das novas gerações da picape S10 e do SUV Trailblazera até 2023.
Comforme o dos Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a confirmação dos investimentos foi feita durante uma reunião entre o sindicato e a GM , o que serviu de alívio para os trabalhadores já que uma série de fábricas estão sendo fechadas. A fabricante americana já contratou 400 novos funcionários desde o início de 2021 e pretende aumentar esse número para 600.
A notícia vem em boa hora e segue o acordo firmado em 2019 que previa investimentos de pelo menos R$ 5 bilhões na fábrica em São José dos Campos (SP), que já chegou correr o risco de ter suas atividades encerradas. Com a discreta retomada das atividades econômicas no Brasil, que ainda sofre com a pandemia, somado ao aumento da demanda por utilitários , a GM resolve entrar com mais força no segmento.
Além da nova S10, a GM também terá uma nova picape inédita que vai brigar com a Fiat Toro, líder do segmento que fica logo abaixo das médias. O carro será feito em São Caetano do Sul (SP) com a plataforma GEM, a mesma do SUV Tracker, a partir do ano que vem. E ocupará a lacuna deixada pela Montana, que deixou de ser produzida, com a antiga base do hatch Agile.
A linha de montagem em São Caetano do Sul (SP) vai receber ferramentais específicos , que precisarão ser instalados e devidamente implementados para iniciar a montagem do veículo inédito. Está prevista ainda uma completa readequação no fluxo fabril do complexo, além da capacitação dos empregados.