O inverno chegou com tudo essa semana registrando a média de 12° na região metropolitana de São Paulo, mas só nas últimas semanas quando a estação ainda nem havia chegado, em alguns pontos marcaram algo em torno de 8 graus.
Para evitar surpresas em meio a temperaturas baixas de inverno, e deixar a manutenção do veículo em dia, o motorista deve ficar atento ao funcionamento de alguns itens importantes como bateria, pneus, palhetas, ar condicionado e partida no motor.
Em períodos de inverno , os motoristas podem ter problemas antes mesmo de sair de casa para o trabalho ao tentarem dar a partida no carro. A insistência em fazer o carro funcionar pode descarregar a bateria , pois é justamente nesses períodos que elas são mais exigidas e, como consequência, há mais trocas do item pelo desgaste provocado pelas tentativas de partida até o motor funcionar.
Outra dica importante está relacionada aos aditivos e óleos utilizados pelo motorista, que na maioria das vezes, esquece de olhar o que está indicado no manual do proprietário .
Com base nesses dados, além de nos cuidarmos para evitar doenças típicas da estação mais fria do ano, é importante cuidar também da saúde do veículo . Para isso, separamos cinco dicas importantes para evitar que o seu carro não te deixe na mão. Confira abaixo mais algumas dicas para evitar ter problemas com o carro no inverno:
Partida a frio
Veículos com motores flex equipados com o tanquinho de partida a frio merecem atenção especial, já que eles têm mais dificuldade de pegar em dias frios, já que trabalham com temperaturas abaixo de 15°C.
Para isso, não se esqueça de mantê-lo sempre com gasolina premium que tem maior durabilidade e menor concentração de etanol (25%) em relação a comum (27%).
Preservando o motor
Evite acelerações com rotações muito altas logo ao dar a partida no motor. O correto é de que ele atinja a temperatura ideal de trabalho para garantir a lubrificação eficiente em todo o sistema seu sistema.
Bateria
No frio, há uma exigência maior da bateria do carro , principalmente na partida a frio. Para isso, verifique o estado do componente e evite deixar ligados aparelhos de som com o carro desligado, bem como luzes internas, faróis e lanternas.
Você viu?
Palhetas do limpador de para-brisa
Para garantir o bom funcionamento das palhetas dos limpadores de para-brisa, deve-se trocá-las uma vez ao ano, mas em climas mais frios típicos de inverno, o ideal é reduzir, em pelo menos, a metade do prazo. O tempo frio pode ressecar as palhetas dos limpadores de para-brisa diminuindo drasticamente a sua eficiência.
Luzes
Avalie e verifique o funcionamento correto das luzes traseiras, lâmpadas de sinalização , luzes de freio, faróis, luzes de condução que ajudam na visibilidade do veículo. Isso irá evitar que ocorram acidentes , principalmente em estradas mais movimentadas.
Ar-condicionado
Em veículos equipados com ar-condicionado com aquecedor, é recomendável realizar uma manutenção a cada seis meses. A maioria dos carros possui o filtro que deve ser substituído sempre que houver muita sujeira para retirar todos os contaminantes externos, acumulados ao longo tempo.
Quando o aquecedor é ligado, toda a sujeira é espalhada para o interior do carro . Não existe um prazo de quilômetros rodados aconselhado para a troca do filtro, por isso é importante procurar um mecânico de confiança.
Pneus
Todos, incluindo o sobressalente, devem ser checados, principalmente em dias mais frios. verifique a pressão de cada um dos pneus de acordo com a calibragem recomendada pelo fabricante no manual do veículo e lembre-se de fazer a verificação sempre com o pneu frio.
Considerando que, assim como o ar frio é mais denso, o mesmo ocorre com o ar existente dentro dos pneus, o que faz reduzir sua pressão . Lembre-se que a baixa pressão aumenta o consumo e o desgaste.
Pintura
Carros que ficam muito tempo exposto às geadas, típicas de regiões mais frias como a sul e sudeste, devem ter cuidado redobrado com a carroceria.
O ideal é fazer um enceramento constante , de pelo menos, uma vez por mês, para que o produto químico possa proteger o verniz e a camada de tinta. Outra dica é usar capas automotivas impermeáveis e feitas de material que não risque a pintura.
Fonte: GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – Programa Carro 100%, Della Via Pneus, Cesvi Brasil, Corretora de Seguros Bidu.