Em épocas de isolamento social onde o carro fica mais na garagem, é natural que a bateria do veículo seja submetida a perda de sua carga e isso se redobra em época mais frias do ano, onde ela é mais exigida.
E foi pensando dessa maneira que a Luxcar resolveu lançar o Carregador de Bateria Eletrônico 12V (com 14v / 16w de potência) que foi desenvolvido para manter ou carregar o nível de carga da bateria do seu carro. Inteligente, o aparelhinho possui proteção contra curto-circuito e inversão de polaridade.
De acordo com a empresa que comercializa o produto, ele carrega a bateria em uma velocidade de 1 ampere por hora, dependendo do caso, seu carro volta a dar partida em menos de 30 minutos . Outro grande diferencial do produto é que ele é portátil e pode ser até guardado no porta-luvas do seu carro, além de funcionar na tomada da sua casa ou trabalho (127/220V).
De olhos nessas vantagens, resolvemos “tirar a prova dos nove” e ver se realmente o produto funciona. Para essa matéria, convidamos a técnica Erika Santos da Elite Baterias . Mas é importante frisar que ele só carrega com tensões acima de 9V e, antes do uso, desconectar o cabo negativo do polo para evitar panes no sistema elétrico.
A especialista Erika separou quatro exemplares com tensões médias iniciais de 11,40V, e, após seguir as recomendações e com o tempo médio de 12 horas, o LED 1 acendeu na cor verde, indicando carga completa (13,28V), comparado a um testador de bateria da loja.
“Dependendo, é possível que o carro volte a dar partida em menos de meia hora, tal como descrito na embalagem, mas, dificilmente, vai carregar em 100%. O ideal deste carregador é usar apenas para manter a carga da bateria em dia, muito útil para carros que costumam ficar mais tempo na garagem”, explica a especialista.
Você viu?
“Nesse intervalo, notei que o dispositivo esquentou , então, por precaução, interrompi o teste até esfriar para dar continuidade. Pode ser que carregue em menos tempo, ou em até 30 minutos, mas tudo vai depender das condições”.
Homologado pelo Inmetro , possui proteção contra curto-circuito, inversão de polaridade e corte eletrônico de energia, para quando a carga estiver completa, ele desligar automaticamente. No entanto, é preciso ter o bom senso de não instalar acessórios que consumam mais, ou deixar a bateria descarregar para depois usá-lo, conforme especialistas alertam.
Vendido por R$ 140 , o único ponto negativo é o tamanho do cabo (1,20 m) que dificilmente alcançará uma tomada e da corrente de apenas 1A por hora. Além do carregador, você precisará ter uma extensão para conectá-lo à tomada mais próxima da garagem da sua casa, prédio ou escritório.
CARREGADOR DE BATERIA 12V
PREÇO MÉDIO: R$ 140
ONDE COMPRAR: www.luxcar.com.br