Lembra do Chevrolet Corsa vendido no Brasil até 2011? Este é o seu visual modernizado na Europa
Divulgação
Lembra do Chevrolet Corsa vendido no Brasil até 2011? Este é o seu visual modernizado na Europa

A Stellantis , joint-venture formada pela Fiat-Chrysler e o Grupo Peugeot-Citroën , acaba de revelar sua nova estratégia para a marca Opel na América Latina, excluindo Brasil e Argentina dos planos.

A aliança prepara um plano de expansão para Chile e Uruguai, seus principais mercados na região, e também revelou o início das operações na Colômbia e no Equador. Nestes países, a Opel está presente por meio de representantes intermediários, em um arranjo semelhante ao da JAC Motors – que mantém suas operações no Brasil em parceria com o Grupo SHC – e Mitsubishi e Suzuki – que pertencem à HPE Automotores.

No Uruguai, a Opel vende os modelos Corsa , Combo , Crossland e Grandland . O plano de expansão da Stellantis também prevê o lançamento dos modelos Mokka e Corsa em versões elétricas.

Opel no Brasil

Chevrolet Astra foi um dos modelos produzidos pela General Motors com desenvolvimento da Opel no Brasil
Divulgação
Chevrolet Astra foi um dos modelos produzidos pela General Motors com desenvolvimento da Opel no Brasil

Apesar de nunca ter pisado oficialmente no Brasil, alguns veículos da Opel foram vendidos por aqui. Este é o caso de modelos emblemáticos como Kadett , Corsa , Astra e Vectra . Eles foram desenvolvidos na Europa pela Opel e produzidos no Brasil pela General Motors , que à época era dona da fabricante alemã.

Você viu?

A General Motors vendeu a Opel para o Grupo PSA em 2017. No começo do ano passado, veio a fusão com a Fiat-Chrysler Automobiles , criando a aliança Stellanis que hoje controla mais de 14 marcas.

A General Motors nunca demonstrou interesse em trazer a Opel para o país, ficando restrita à produção de modelos desenvolvidos na Alemanha pela fabricante. Os últimos modelos Opel na linha da Chevrolet foram Astra , Corsa e Vectra , descontinuados em 2011. 

O hatch médio Opel Astra é um dos principais produtos da fabricante alemã no mercado europeu
Divulgação
O hatch médio Opel Astra é um dos principais produtos da fabricante alemã no mercado europeu

Quando a PSA assumiu as operações da Opel em 2017, o vice-presidente do grupo na América Latina, Patrice Lucas, chegou a sinalizar uma aposta no continente. Em entrevista ao UOL Carros, o executivo afirmou que se os produtos de Peugeot e Citroën forem bem-sucedidos no Brasil, o grupo estará pronto para lançar mais marcas, inclusive com modelos elétricos inéditos .

A Argentina segue um panorama diferente, pois a entrada da Opel no país quase se concretizou durante a gestão da General Motors . O presidente global da Opel, Friedrich Stracke, chegou a confirmar oficialmente que a marca tinha interesse em investir no mercado argentino.

Alguns veículos chegaram a ser flagrados em testes, como Zafira , Astra e Insignia , mas os planos esfriaram sem maiores explicações em meados de 2015. Curiosamente, a marca espanhola Seat , que também havia confirmado interesse de retornar à Argentina, abortou os planos no mesmo período.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários