Há carros que, literalmente, entram para a história, não só na questão de ter se tornado um ícone e terem vendido muito. Eles podem também ter se tornado um fracasso de vendas, darem muito problema na parte mecânica denegrindo a sua imagem e se tornando um verdadeiro "mico".

No entanto, o tema desta matéria trata-se especificamente da história dos veículos e suas personalidades famosas envolvidas. Um exemplo clássico é o nosso querido e idolatrado Volkswagen Fusca que começou a sua produção por aqui em 1958 e só parou em 1986. 

1- VW Fusca "Itamar"

Volkswagen Fusca foi
Divulgação
Volkswagen Fusca foi "ressuscitado" pelo então presidente Itamar Franco, em 1993. E foi fabricado por três anos

Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco a VW voltou com o Fusca. A ideia  era uma tentativa de abocanhar um nicho no concorrido mercado dos populares sobre forma de isenções de impostos através da Lei do carro popular, mas novamente saia de cena, no ano de 1996.

Confira a seguir outras cinco curiosidades envolvendo os carros e algumas personalidades do ramo político e artístico .

2 - Fiat Elba "do Collor"

Fiat Elba Weekend é a perua que foi exaustivamente citada na mídia depois do escândalo de corrupção no governo Collor
Divulgação
Fiat Elba Weekend é a perua que foi exaustivamente citada na mídia depois do escândalo de corrupção no governo Collor

No dia 30 de dezembro de 1992, o então 32° presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello, foi retirado da presidência pelo Congresso Nacional e proibido de ser eleito por oito anos.

O mote da investigação estava ligado a compra de um Fiat Elba Weekend comprado para uso pessoal do presidente com dinheiro da conta fantasma do na época tesoureiro da campanha, PC Farias.

Você viu?


3- Karmann Ghia "da Zuzu Angel"

Karmann Ghia TC foi o carro em que a colunista Zuzu Angel sofreu um acidente e falaceu, em abril de 1976
Divulgação
Karmann Ghia TC foi o carro em que a colunista Zuzu Angel sofreu um acidente e falaceu, em abril de 1976


A estilista brasileira Zuzu Angel e mãe do militante extremista Stuart Angel Jones, assassinado pelo governo e transformado em desaparecido político também ganhou notoriedade pela busca do corpo do filho.

Enfrentou autoridades, mas a busca pelos culpados só terminou em um acidente com o Karmann Ghia TC em que Zuzu guiava na Estrada da Gávea (RJ), na madrugada do dia 14 de abril de 1976.

4 - Chevrolet Opala "do JK"

Chevrolet Opala foi o carro no qual o presidente JK faleceu depois de ter passado por um acidente de trânsito
Divulgação
Chevrolet Opala foi o carro no qual o presidente JK faleceu depois de ter passado por um acidente de trânsito

O dia 22 de agosto de 1976 ficou marcado com a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Na via Dutra rumo ao Rio de janeiro, a bordo de um Opala De Luxo , Kubitschek e seu motorista e amigo de longa data, Geraldo Ribeiro, foram fechado por um ônibus o que fez com que o veículo se chocasse violentamente com uma carreta. O caso da morte nunca foi esclarecido.

5 - Lincoln Continental "do Kennedy"

Lincoln Continental ficou famoso por ter sido o carro em que o presidente John Kennedy foi assassinado
Divulgação
Lincoln Continental ficou famoso por ter sido o carro em que o presidente John Kennedy foi assassinado

Durante uma visita política a cidade de Dallas, no Texas (EUA) para sua campanha de reeleição, o então presidente John Fitzgerald Kennedy desfilava pela Praça Dealey a bordo de um Lincoln Continental conversível quando foi atingindo por disparos às 12:30 do dia 22 de novembro de 1963. O carro ficou tão famoso depois da tragédia que ganhou até miniaturas em diversas escalas.

5 - Trabant "da queda do muro de Berlim"

Trabant logo se tornou um ícone da Alemanha Oriental depois da queda do muro de Berlim, em novembro de 1989
Divulgação
Trabant logo se tornou um ícone da Alemanha Oriental depois da queda do muro de Berlim, em novembro de 1989

Feito pela Alemanha Oriental, o Trabant , modelo de baixo custo se tornou o símbolo da reunificação alemã com a Ocidental, após a queda do muro de Berlim no dia 9 de novembro de 1989.

Após o acontecimento, muitos deles eram vistos cruzando a antiga barreira . Como não fazia mais sentido a continuação do antigo projeto, o carro saiu de cena em 1991.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários