Ford Turbine Car usa motor a turbina Chrysler A831 de 132 cv de potência e 58,7 kgfm de torque.
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Ford Turbine Car usa motor a turbina Chrysler A831 de 132 cv de potência e 58,7 kgfm de torque.

Não é de hoje que pesquisadores têm estudado fontes de energias alternativas renováveis e limpas, ou os combustíveis alternativos. O assunto sempre foi de interesse mundial e desde então, sempre surgiram inúmeras pesquisas, algumas em andamento todas com um único intuito de causa o menor impacto possível ao meio ambiente.  

Nesse raciocínio, os carros do futuro são sempre a bola da vez apostando em vários tipos de combustíveis de modo que se torne ecologicamente e economicamente viável para o meio ambiente. Conheça algumas dessas ideias alternativas à gasolina, algumas até bastante extravagantes, que já foram objetos de estudo.

1 - FEI X-1

Primeiro protótipo FEI X-1 foi exposto no VI Salão do Automóvel de 1968.
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Primeiro protótipo FEI X-1 foi exposto no VI Salão do Automóvel de 1968.

O primeiro protótipo FEI X-1 , exposto em 1968 no VI Salão do Automóvel , com carroceria de madeira e linhas futurísticas pesava só 380 kg e para sair da inércia usava motor de Gordini e duas marchas: primeira e ré e andava tanto no asfalto quanto na água, graças ao colchão de ar e impulsionado por uma hélice.

2 - CHRYSLER TURBINE CAR

Turbine Car usa motor Chrysler A831 de só 132 cv e brutais 58,7 kgfm.
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Turbine Car usa motor Chrysler A831 de só 132 cv e brutais 58,7 kgfm.

A Chrysler saiu na frente e, em 1963 tentou apostar na comercialização do Turbine Car com motor a turbina Chrysler A831 de só 132 cv e brutais 58,7 kgfm .

Como ela girava a 45.700 rpm, a marcha lenta ficava em absurdos 2 2.000 rpm . Acoplado ao motor, a caixa automática de três velocidades TorqueFlite contribuía para a velocidade final de 193 km/h .

3 - FORD NUCLEON

Você viu?

Protótipo do Ford Nucleon se encontra no Museu Henry Ford em Dearborn (EUA).
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Protótipo do Ford Nucleon se encontra no Museu Henry Ford em Dearborn (EUA).

Em 1958, o Ford Nucleon foi a aposta aos problemas de combustível. Movido a energia atômica igual aos submarinos nucleares, utilizava a fissão nuclear – semelhante ao utilizado nos submarinos nucleares - para aquecer o motor a vapor. A ideia estacionou e, hoje, o protótipo se encontra no Museu Henry Ford em Dearborn (EUA).

4 - HONDA FCX CLARITY

Honda FCX Clarity é dotado de célula de hidrogênio que o transforma em eletricidade movendo os motores elétricos. Tem autonomia de 750 km.
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Honda FCX Clarity é dotado de célula de hidrogênio que o transforma em eletricidade movendo os motores elétricos. Tem autonomia de 750 km.

O que parecia ficção quanto a carros movidos a hidrogênio, coube a Honda torná-lo realidade em 2010 a partir do FCX Clarity. Dotado de célula de hidrogênio que o transforma em eletricidade e movem motores elétricos, possui autonomia de 750 km. Solução altamente eficiente, já que reduz os custos de eletricidade, gás e combustível veicular em até 50%. 

5 - NISSAN E-BIO FUEL CELL

Nissan e-Bio Fuel Cell conta com célula de combustível por etanol que o converte em hidrogênio.
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Nissan e-Bio Fuel Cell conta com célula de combustível por etanol que o converte em hidrogênio.

Ele é “movido a álcool”, mas não polui, graças à Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC) por etanol que o converte em hidrogênio e se transforma em eletricidade para a rodas. É o exemplo do protótipo e-Bio Fuel Cell da Nissan com autonomia de 600 km com apenas um tanque de 30 litros de combustível.

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