![Ford Turbine Car usa motor a turbina Chrysler A831 de 132 cv de potência e 58,7 kgfm de torque. Ford Turbine Car usa motor a turbina Chrysler A831 de 132 cv de potência e 58,7 kgfm de torque.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/4l/26/fn/4l26fnni6j8x7bpayln275bad.jpg)
Não é de hoje que pesquisadores têm estudado fontes de energias alternativas renováveis e limpas, ou os combustíveis alternativos. O assunto sempre foi de interesse mundial e desde então, sempre surgiram inúmeras pesquisas, algumas em andamento todas com um único intuito de causa o menor impacto possível ao meio ambiente.
Nesse raciocínio, os carros do futuro são sempre a bola da vez apostando em vários tipos de combustíveis de modo que se torne ecologicamente e economicamente viável para o meio ambiente. Conheça algumas dessas ideias alternativas à gasolina, algumas até bastante extravagantes, que já foram objetos de estudo.
1 - FEI X-1
![Primeiro protótipo FEI X-1 foi exposto no VI Salão do Automóvel de 1968. Primeiro protótipo FEI X-1 foi exposto no VI Salão do Automóvel de 1968.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/21/z6/cm/21z6cmnh9kqhk094njfcr2j75.jpg)
O primeiro protótipo FEI X-1 , exposto em 1968 no VI Salão do Automóvel , com carroceria de madeira e linhas futurísticas pesava só 380 kg e para sair da inércia usava motor de Gordini e duas marchas: primeira e ré e andava tanto no asfalto quanto na água, graças ao colchão de ar e impulsionado por uma hélice.
2 - CHRYSLER TURBINE CAR
![Turbine Car usa motor Chrysler A831 de só 132 cv e brutais 58,7 kgfm. Turbine Car usa motor Chrysler A831 de só 132 cv e brutais 58,7 kgfm.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8d/3v/k0/8d3vk0jsgm9xnlegqsd23m90a.jpg)
A Chrysler saiu na frente e, em 1963 tentou apostar na comercialização do Turbine Car com motor a turbina Chrysler A831 de só 132 cv e brutais 58,7 kgfm .
Como ela girava a 45.700 rpm, a marcha lenta ficava em absurdos 2 2.000 rpm . Acoplado ao motor, a caixa automática de três velocidades TorqueFlite contribuía para a velocidade final de 193 km/h .
3 - FORD NUCLEON
Você viu?
![Protótipo do Ford Nucleon se encontra no Museu Henry Ford em Dearborn (EUA). Protótipo do Ford Nucleon se encontra no Museu Henry Ford em Dearborn (EUA).](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8c/ew/do/8cewdohlwhq0fdfmshwtp54oq.jpg)
Em 1958, o Ford Nucleon foi a aposta aos problemas de combustível. Movido a energia atômica igual aos submarinos nucleares, utilizava a fissão nuclear – semelhante ao utilizado nos submarinos nucleares - para aquecer o motor a vapor. A ideia estacionou e, hoje, o protótipo se encontra no Museu Henry Ford em Dearborn (EUA).
4 - HONDA FCX CLARITY
![Honda FCX Clarity é dotado de célula de hidrogênio que o transforma em eletricidade movendo os motores elétricos. Tem autonomia de 750 km. Honda FCX Clarity é dotado de célula de hidrogênio que o transforma em eletricidade movendo os motores elétricos. Tem autonomia de 750 km.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ce/0n/dy/ce0ndysxcozv45p1rb57ph5hp.jpg)
O que parecia ficção quanto a carros movidos a hidrogênio, coube a Honda torná-lo realidade em 2010 a partir do FCX Clarity. Dotado de célula de hidrogênio que o transforma em eletricidade e movem motores elétricos, possui autonomia de 750 km. Solução altamente eficiente, já que reduz os custos de eletricidade, gás e combustível veicular em até 50%.
5 - NISSAN E-BIO FUEL CELL
![Nissan e-Bio Fuel Cell conta com célula de combustível por etanol que o converte em hidrogênio. Nissan e-Bio Fuel Cell conta com célula de combustível por etanol que o converte em hidrogênio.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/04/0z/uz/040zuzue6m5mpa6jeg88txs4f.jpg)
Ele é “movido a álcool”, mas não polui, graças à Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC) por etanol que o converte em hidrogênio e se transforma em eletricidade para a rodas. É o exemplo do protótipo e-Bio Fuel Cell da Nissan com autonomia de 600 km com apenas um tanque de 30 litros de combustível.