Fiat mostra estudo de SUV-cupê baseado na Toro em workshop em Betim (MG)
Cauê Lira/iG Carros
Fiat mostra estudo de SUV-cupê baseado na Toro em workshop em Betim (MG)

Enquanto prepara o lançamento do novo SUV Pulse para agosto, a Fiat já testa outro utilitário que chegará no primeiro semestre de 2022. Trata-se do modelo conhecido internamente como Progetto 376 , antecipado no Salão do Automóvel de 2018 como Fiat Fastback .

O modelo ainda não foi flagrado sem camuflagem, mas tudo indica que o Progetto 376 adotará o design de SUV-cupê. A nova linguagem de design é tendência na Europa e nos Estados Unidos, e o fato da Fiat ter adotado este desenho no conceito Fastback de 2018 mostra que os engenheiros estão de olho na categoria.

Onde será posicionado?

Fiat Fastback: traseira de cupê vai ressaltar o lado esportivo do novo  SUV que está a caminho
Marcos Camargo e Caue Lira
Fiat Fastback: traseira de cupê vai ressaltar o lado esportivo do novo SUV que está a caminho

O Fiat Pulse será o SUV de entrada da fabricante no Brasil, com posicionamento para bater de frente com o Volkswagen Nivus . Portanto, o Progetto 376 é aguardado na mesma categoria do VW T-Cross , com preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Outro SUV em categoria superior também está nos planos da marca, mas este ainda não foi flagrado em testes.

O Grupo Stellantis, proprietário da Fiat-Chrysler , terá o desafio de evitar a canibalização de produtos entre marcas. Dessa forma, o Progetto 376 deve ser inserido na linha da marca como uma ‘ponte” entre os modelos Renegade e Compass , porém com visual mais sofisticado, evitando características aventureiras.

Mecânica

Novo SUV da Fiat terá motores 1.0 e 1.3 turbo da nova família GSE
Divulgação
Novo SUV da Fiat terá motores 1.0 e 1.3 turbo da nova família GSE

As versões de entrada devem contar com motor 1.0 turboflex da família GSE, desenvolvendo algo em torno de 120 cv de potência e 17 kgfm de torque. Para os pacotes mais caros, a Fiat deve apostar no motor 1.3 turboflex que equipa a Toro , entregando 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.

Você viu?

O Progetto 376 deve ter câmbio automático em todos os pacotes. As versões mais sofisticadas ainda podem receber itens de segurança dos modelos Renegade, Compass e Toro, como alerta de saída de faixa, frenagem de emergência e alerta de colisão frontal.

Plataforma

O Progetto 376 deve ser montado sobre uma variação da plataforma MLA do Pulse, porém com nova travessa inferior, estrutura lateral de impacto e linha de carga. Com proposta mais urbana que o Renegade, o modelo pode contar com suspensão traseira de eixo rígido, com centro de rolagem reduzido e aumento na rigidez lateral.

Tecnologia

Progetto 376 terá sistema UConnect de última geração com funcionalidades via smartphone
Cauê Lira/iG
Progetto 376 terá sistema UConnect de última geração com funcionalidades via smartphone

O novo SUV compacto da Fiat é aguardado com sistema UConnect de última geração e controle via aplicativo. Dessa forma, o motorista poderá ligar o veículo, conferir informações sobre seu estado e até configurar o ar-condicionado de forma remota.

O Progetto 376 deve chegar às lojas no primeiro semestre de 2022. A Fiat poderá aproveitar o embalo e deixar os internautas decidirem o nome definitivo do modelo, seguindo o exemplo do Pulse. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!