![A Menon Cross Center do Carlos Menon fez algumas interessantes versões Baja como este da foto em configuração picape A Menon Cross Center do Carlos Menon fez algumas interessantes versões Baja como este da foto em configuração picape](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/49/nc/rd/49ncrdq8da0jmphjehbhs8k3b.jpg)
Um Fusca pode ser único para muitos. Suas formas são clássicas e é impossível não os identificar. No entanto, há algumas empresas especializadas em transformação que preferem dar a sua cara para o pequeno besouro.
Veja a seguir cinco modelos bem curiosos feitos a partir da base do Fusca.
1 - Fusca Baja
![No Brasil coube a Menon Cross Center do Carlos Menon, piloto e grande incentivador das provas de auto-cross no Brasil No Brasil coube a Menon Cross Center do Carlos Menon, piloto e grande incentivador das provas de auto-cross no Brasil](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/57/70/2r/57702re7bv66fs1twd6exszko.jpg)
Iniciada nos EUA , no Brasil coube a Menon Cross Center do Carlos Menon, piloto e grande incentivador das provas de auto-cross no Brasil na década de 70 ser a pioneira na transformação dos Fusca para andar na terra como uma resposta mais barata aos bem-sucedidos bugues dos anos 60.
2 -Fusca SW (UVA Shogan)
![A especialidade da inglesa Unique Vehicle & Accessory (UVA) era transformar nos anos 80 os Fusca em peruas A especialidade da inglesa Unique Vehicle & Accessory (UVA) era transformar nos anos 80 os Fusca em peruas](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/eq/m1/2l/eqm12l5nhht93tn0o1j95pud2.jpg)
A inglesa Unique Vehicle & Accessory (UVA) adaptou nos anos 80 um kit composto de painel, janelas e lanternas personalizados para a conversão em perua. Vinha em três versões: Shogan (Standard), Shogan Baja (On/Off Road) e Shogan GTE (Sports State).
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3 - Fusca Cabriolet
![Algumas empresas fizeram Fusca Cabriolet, além do original, com chapas de aço estampadas e fibra de vidro Algumas empresas fizeram Fusca Cabriolet, além do original, com chapas de aço estampadas e fibra de vidro](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dn/ln/w6/dnlnw6y12fgmtoro7zu1twhq6.jpg)
Inúmeras empresas nos quatro cantos do mundo fizeram a versão conversível do besouro. No Brasil, nos anos 80 a customização mais conhecida ficou por conta da Avallone que o confeccionava em fibra de vidro reforçada em chapas de aço estampadas.
4 - Fusca Rolls-Royce
![Fusca Rolls Royce era feito pela paulistana Edmorba e vinha com uma grade frontal decorativa, já que o carro é refrigerado a ar Fusca Rolls Royce era feito pela paulistana Edmorba e vinha com uma grade frontal decorativa, já que o carro é refrigerado a ar](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/52/ss/98/52ss98eb35wir2na0obhz6pdw.jpg)
Moda nos EUA e Europa nos anos 60, a transformação de Fuscas em Rolls Royce também teve versão brasileira através da paulistana Edmorba. A transformação consistia na inclusão do capô em fibra de vidro Fiberglass com frente em composição de plástico ABS.
5 -Fusca guincho
![A americana BGW Spectre fez o Tow Truck Wrecker, uma versão guincho do Fusca A americana BGW Spectre fez o Tow Truck Wrecker, uma versão guincho do Fusca](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9k/zy/86/9kzy869szqvcyyavb4iho69w9.jpg)
Até a versão “guincho” o VW já teve. Autoria da americana BGW Spectre , o Tow Truck Wrecker trazia todo o ferramental necessário para socorrer veículos nas estradas dos EUA como luzes de advertência, cabos de aço extra, estepe, guincho frontal, entre outros itens.