Não é difícil encontrar diferentes formas de aproveitar a base resistente e de fácil manutenção do Fusca. Há diversos modelos no mercado, desde o aventureiro Baja, até mesmo um pequeno trailer ou ainda uma picape. Entre o que já fizeram até hoje, conheça abaixo as mais inusitadas variações de carroceria que o VW Fusca já teve pelo mundo.
1 - Fusca Camper
A americana RQR fez nos anos 70 a versão Camper do besouro, um mini motorhome feito de alumínio e por dentro fibra de vidro para o acabamento dos moldes do armário, pia, fogão e geladeira feitos sob medida. O Minimotorhome ainda vinha equipado com duas camas: solteiro e casal.
2 - Fusca picape
A customizadora suíça Beutler fez na década de 50 algumas variações do Fusca, incluindo uma interessante versão Pick-up com direito a caçamba de madeira com aberturas laterais e uma pequena janela traseira, feita especialmente para o modelo.
3 - Fusca cupê
Você viu?
Outra configuração interessante foi da alemã Stoll , em 1952 com o três-volumes Stoll Coupé , com a traseira alongada, pestanas nos faróis, cobertura das rodas traseiras e teto solar. Um dos remanescentes está no museu de Wolfsburg, na Alemanha.
4 - Fusca Porsche
A tradicional preparadora alemã Okrasa (Öettinger) desde 1950 faz transformações nos Fusca. Em 1973, fez um com a bitola alargada em 2,2 m, pneus largos e para-choques inspirados nos Porsche 935 de competição. O motor era um Porsche seis cilindros de 2,2 litros de 255 cv que atingia 210 km/h de máxima.
5 - Fusca de quatro portas
Pensando nos taxistas alemães durante a década de 50, a Karosserie Friedrich Rometsch desenvolveu a versão com quatro portas do Fusca. Para isso, alongou o chassi em 22 centímetros. A qualidade da construção impressionou até a U niversidade Técnica de Berlin através de seu Instituto de Veículos rodou durante 18 meses num total de 52.000 km.