A partir da próxima segunda-feira, dia 2 de agosto de 2021, voltará a entrar em vigor o tradicional rodízio municipal na cidade de São Paulo, com o fim do toque de restrição, estabelecido entre 23h e 5h do dia seguinte.
Com mais de 70% da população adulta vacinada na capital paulista, também será ampliado o horário de funcionamento do comércio até a meia noite e a capacidade de ocupação dos estabelecimentos subirá para 80% a partir do próximo dia 1º.
Quem tem circulado pela cidade de São Paulo ultimamente deve ter visto que as ruas estão entupidas de carros, na maioria das vezes com um dois ocupantes, no máximo. É um antigo problema que vem sendo discutido há anos e que, com o receio de usar transporte público (já que a pandemia ainda não acabou) ainda está longe de ser resolvido.
Vale lembrar que, do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran.SP), a capital paulista tem 6,2 milhões de automóveis . E que, segundo dados da Rede Nossa São Paulo, de outubro de 2020, mesmo na pandemia, 26% da população gasta mais de duas horas em deslocamentos. Além disso, de acordo com a mesma fonte, 69% das pessoas que usam carro deixariam de usá-lo caso tivessem uma boa alternativa.
Soluções paliativas
Então, enquanto a tal boa alternativa não aparece, não vai adiantar muito restringir a circulação de veículos na capital paulista das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda-feira à sexta-feira, conforme o final da placa. De qualquer forma, também é bom lembrar que o descumprimento do rodízio pode levar a uma multa de R$ 130,16 e mais quatro pontos na CNH.
Você viu?
A pandemia tem sido uma oportunidade para melhorar a questão da mobilidade nos grandes centros urbanos no Brasil, mas parece que tudo continuará praticamente como antes, sem grandes avanços. Com a prática do trabalho em casa (home office) poderiam ter mudado e escalonado melhor os horários de entrada e saída do trabalho e estabecido com mais seriedade as caronas colaborativas, não é mesmo?
Mas, não, o que se vê, são medidas contrárias às que contribuem com a mobilidade, como a construção e mais e mais prédios em regiões já saturadas de carros e gente.
Enquanto isso, soluções como aumento de ciclovias , soam apenas com paliativos diante das ruas lotadas e ainda mais perigosas de se andar em São Paulo, uma vez que há mais motociclistas rodando na cidade com o aumento não apenas das entregas em domicílio , mas também das atividades atividades informais, com a alta no desemprego.
O r odízio municipal em São Paulo
entrou em vigor em 7 de junho de 1997 com o objetivo de reduzir a poluição na cidade. Depois, acabou servindo para amenizar os congestionamentos, o que também não aconteceu. Portanto, parece que, passados mais de 24 anos, quase não saímos do lugar, com perdão do trocadilho.