A última leva do superesportivo Honda NSX será a mais potente da história, mas vai encerrar a trajetória do modelo cuja primeira geração foi lançada em 1990 depois de ter sido desenvolvida por Ayrton Senna enquanto era piloto da McLaren-Honda. Vão ser feitas apenas 350 derradeiras unidades, sendo que 300 das quais ficarão nos EUA e o restante no Japão.
O Honda NSX Type S terá motor 3.5 V6, biturbo, de 600 cv, que recebeu novos bicos injetores e intercoolers, além de um par de turbinas de sobrealimentação com configuração inédita, seguindo a receita da versão de competição Evo Racer, entre as mudanças. São 27 cv a mais que o modelo anterior, de 573 cv.
No conjunto mecânico, a parte de transmissão também recebeu novidades, como as relações do câmbio automatizado, de dupla embreagem e 9 marchas. Além disso, passou a ter o reduções e trocas 50% mais rápidas nos modos de condução Sport e Sport +. Com isso, a Honda diz que o NSX Type S 2022 pode completar uma volta no circuito de Suzuka (Japão), dois segundos antes da versão 2021.
No visual, um dos destaques é o conjunto de rodas montadas em pneus Pirelli P Zero que deixam à mostra pinças de seis pistões Brembro no eixo dianteiro e de quatro, no traseiro. Como opcional, pode-se optar pelos discos de freio de cerâmica e pela cobertura do motor de fibra de carbono para reduzir o peso final do NSX Type S em 26,2 kg.
O novo Honda NSX Type S 2022 tem preço sugerido de R$ 169.500 nos EUA, o que equivale a cerca de R$ 962 mil numa conversão simples, sem contar taxas e impostos. Vale lembrar que o primeiro NSX (New Sportcar Experimental) vinha com um V6 aspirado , com comandos de três ressaltos e 283 cv, com câmbio manual, de seis marchas.
Antes de chegar à versão final, o Honda NSX passou por uma série de testes com Senna ao volante em diversas voltas no circuito japonês em que o piloto se sagrou tricampeão do mundo, em 1991, feito que vai completar 30 anos no próximo dia 20 de outubro.