O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anuncia recentemente que o c urso de capacitação à distância ‘Motofretista Seguro’ já está disponível para os cidadãos paulistas habilitados na categoria que pretendem desenvolver e regularizar a atividade.
Para se inscrever, basta acessar o site , lembrando que é necessário ter completado 21 anos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria ‘A’ e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir , cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
Os documentos obrigatórios para inscrição são: cópia simples da CNH registrada no Estado de São Paulo (imagem ou PDF), Certidão de Prontuário para fins de direito (disponível no portal Detran.SP) e Certidão de Distribuição Criminal .
Para os motofretistas que já se inscreveram no curso podem acessar o endereço e iniciar as suas aulas. A carga horária total do ensino à distância é de 30 horas-aula.
O conteúdo é dividido em três módulos com temas que envolvem ética e cidadania na atividade profissional, noções básicas de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde, logística, prática de pilotagem profissional e uso adequado de equipamentos de segurança.