A Volkswagen está a um passo de migrar de vez para a eletrificação e, até 2030, espera vender apenas veículos elétricos e nada além disso. É fato que o câmbio manual morrerá de vez, deixando muitos puristas chateados.
Hoje, por enquanto ainda é possível encontrar modelos que permitem trocas manuais da marca alemã, como o Jetta GLi, Golf GTI e o Golf R. 2022. Este último, por exemplo atraiu a maioria das manchetes nos últimos meses graças ao seu quatro cilindros turboalimentado de 2.0 litros de 315 cv e caixa manual, de seis marchas.
Somado a isso, o cobiçado Golf R há conta com sistema de tração nas quatro rodas 4Motion completo com vetorização de torque do eixo traseiro e modo Drift.
Definitivamente, o carro elétrico é uma realidade, mas a marca alemã já está aos poucos aposentando o câmbio manual. Um exemplo é que a próxima geração do Tiguan , com lançamento previsto para 2023, será oferecida exclusivamente com caixa automática.
Considerando que a VW planeja mudar para veículos elétricos a bateria até 2030 na Europa, não faria sentido para os alemães gastar dinheiro na atualização de câmbios manuais para um grupo cada vez menor de clientes em potencial.
Na Alemanha, a empresa de inteligência de negócios automotivos JATO Dynamics estima que 1.870 veículos de um total de 5.838 modelos em todos os fabricantes possuem câmbio manual.
De acordo com a publicação Auto Motor und Sport isso afetará não só a marca VW, mas o Grupo VW como um todo, significando o fim das caixas de câmbio manuais para veículos da Skoda, Seat e Audi, entre outras do congemerado alemão.