Renault Sandero CVT: fim da linha para o hatch compacto om câmbio automático, Agora, apenas com caixa manual
Divulgação
Renault Sandero CVT: fim da linha para o hatch compacto om câmbio automático, Agora, apenas com caixa manual


O câmbio automático CVT já não aparece mais na ficha técnica dos Renault Sandero e Logan no site oficial da marca no Brasil. A transmissão, que era combinada somente ao motor 1.6 SCe, foi uma das grandes novidades que acompanhou a reestilização dos dois modelos em 2019.

Consultada, a assessoria de imprensa da Renault informou à reportagem de iG Carros que apenas a versão para PCD do sedã Logan continua sendo vendida com câmbio automático CVT, que também coontinua no Stepway.


Esta foi a segunda tentativa da marca francesa de "emplacar" a opção de troca de marchas automáticas nos dois compactos. A primeira havia sido o câmbio Renault Easy'R, uma caixa automatizada de embreagem simples que esteve disponível na linha entre 2014 e 2019, também condicionada à escolha do motor 1.6.

Mas diferente dos Easy'R , que eram reconhecidos apenas por um logotipo na traseira, a Renault optou por uma solução inusitada para lançar Sandero e Logan com a caixa automática de verdade: condicionando a oferta do câmbio CVT a um pacote visual aventureiro mesmo no sedã. Resultado de uma limitação técnica, que exigia o uso de uma suspensão mais alta para que a nova transmissão coubesse nos dois modelos sem ficar muito próxima do solo.

Renault Logan com câmbio CVT havia até na versão com maior vão livre do solo, como no Stepway
Divulgação
Renault Logan com câmbio CVT havia até na versão com maior vão livre do solo, como no Stepway

De acordo com o fabricante, a demanda pelo câmbio CVT vinha caindo desde agosto do ano passado, o que justificou a mudança na gama. Com isso, além do Logan para PCD,  apenas o aventureiro Stepway Icônic , que sai por R$ 87.090, ainda conta com caixa CVT.

Além desses dois modelos, quem quiser um Renault brasileiro com o câmbio CVT terá que recorrer ao SUV compacto Captur , de R$ 111.790. A marca francesa conta ainda com a picape Duster Oroch Dynamique 2.0 , que por R$ 108.300 ainda traz o antigo câmbio automático convencional, de quatro marchas.

Nova geração

Novo Sandero:  modelo está sendo esperado para 2022, com nova plataforma e várias outras mudanças importantes
Divulgação
Novo Sandero: modelo está sendo esperado para 2022, com nova plataforma e várias outras mudanças importantes


A oferta do câmbio automático deve voltar para o Sandero e o Logan apenas com o lançamento da nova geração dos dois modelos, que foram revelados na Europa no ano passado e devem chegar ao Brasil no próximo ano.

Agora montados sobre a nova plataforma modular CMF-B, uma variação simplificada da base utilizada pelo Renault Clio atual, os dois modelos são comercializados na Europa com o câmbio automático CVT. E sem a necessidade do uso de um conjunto de suspensão mais elevado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!