Para superar a concorrência, um carro precisa ter muito mais do que um “rostinho bonito”. Até aí não é nenhuma novidade, mas há montadoras que saem na frente e lançam algo totalmente inédito, algo que ditou regra para a concorrência seguir e que deu certo no mercado e outras, todavia, que foi um verdadeiro fracasso.
Relembre algumas dessas ideias que saíram na frente dos concorrentes.
1 - Uno Turbo
O Fiat Uno Turbo saiu na frente, literalmente, com o motor (1.4) sobrealimentado. Dotado de turbina Garret T2 com 0,8 bar, rendia 118 cv e 17,5 mkgf, suficiente para levá-lo de 0 a 100 Km/h em 9,2 segundos, deixando VW Gol GTi , Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSi comendo poeira.
2 - Chevrolet Chevette
O que hoje é uma necessidade, nos anos 80, ter um carro automático era coisa só de americano. Foi assim em 1985, quando a Chevrolet ofertou o opcional para o Chevette (Hatch, Marajó e Chevy 500). Muito lento, com seus altos e baixos, além de apenas três marchas, acabou não engatando na preferência dos consumidores.
Leia Também
3 - VW Gol GTi
Quando a esportividade era levada a sério nos nacionais, em fins de 1988, a VW saiu à frente com a injeção eletrônica no Gol (empregada só após três anos no Kadett). O GTi com um 2.0 de 120 e 18,4 kgfm fazia bonito e até hoje é muito desejado, sobretudo por colecionadores.
4 - Chevrolet Zafira
A Chevrolet Zafira , em 2001, foi fiel ao termo minivan, pois era a única no mercado brasileiro a oferecer capacidade para sete pessoas. Baseado na família Astra, o projeto assinado pela Porsche fez tanto sucesso no Brasil que nem mesmo a substituta Spin conseguiu superar.
5 - Miura Saga
Quem quisesse exclusividade nos anos 80 e 90, os fora-de-série como o Miura Saga iam além: portas com controle remoto, coluna de direção e bancos elétricos, freios ABS... A expressão “só faltava falar” nem caberia, pois até isso tinha; um sintetizador de voz com um total de sete alertas falados.