![Volkswagen Gol GTI Volkswagen Gol GTI](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7f/jy/30/7fjy30rr6y9ghwc5tb7wjdx90.jpg)
Para superar a concorrência, um carro precisa ter muito mais do que um “rostinho bonito”. Até aí não é nenhuma novidade, mas há montadoras que saem na frente e lançam algo totalmente inédito, algo que ditou regra para a concorrência seguir e que deu certo no mercado e outras, todavia, que foi um verdadeiro fracasso.
Relembre algumas dessas ideias que saíram na frente dos concorrentes.
1 - Uno Turbo
![Versão esportiva tinha Rubens Barrichello, que começava a fazer sucesso na Fórmula 1, como garoto-propaganda Versão esportiva tinha Rubens Barrichello, que começava a fazer sucesso na Fórmula 1, como garoto-propaganda](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/a1/no/rv/a1norvn3vm8k8e21i1mpa52f0.jpg)
O Fiat Uno Turbo saiu na frente, literalmente, com o motor (1.4) sobrealimentado. Dotado de turbina Garret T2 com 0,8 bar, rendia 118 cv e 17,5 mkgf, suficiente para levá-lo de 0 a 100 Km/h em 9,2 segundos, deixando VW Gol GTi , Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSi comendo poeira.
2 - Chevrolet Chevette
![O Chevette foi o primeiro compacto nacional a poder vir equipado com câmbio automático de fábrica O Chevette foi o primeiro compacto nacional a poder vir equipado com câmbio automático de fábrica](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/36/ed/hn/36edhn5w551g7crn5rlm84xlz.jpg)
O que hoje é uma necessidade, nos anos 80, ter um carro automático era coisa só de americano. Foi assim em 1985, quando a Chevrolet ofertou o opcional para o Chevette (Hatch, Marajó e Chevy 500). Muito lento, com seus altos e baixos, além de apenas três marchas, acabou não engatando na preferência dos consumidores.
Leia Também
3 - VW Gol GTi
![VW Gol GTI, esportivo inaugurou a leva de carros feitos no Brasil equipados com injeção eletrônica de combustível VW Gol GTI, esportivo inaugurou a leva de carros feitos no Brasil equipados com injeção eletrônica de combustível](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/59/pg/fc/59pgfcf5r3zpn38vp80b5lg8u.jpg)
Quando a esportividade era levada a sério nos nacionais, em fins de 1988, a VW saiu à frente com a injeção eletrônica no Gol (empregada só após três anos no Kadett). O GTi com um 2.0 de 120 e 18,4 kgfm fazia bonito e até hoje é muito desejado, sobretudo por colecionadores.
4 - Chevrolet Zafira
![Chevrolet Zafira: minivan de 7 lugares tinha sistema prático de bancos que contribui com a versatilidade do modelo Chevrolet Zafira: minivan de 7 lugares tinha sistema prático de bancos que contribui com a versatilidade do modelo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3q/3r/h6/3q3rh6cizt8bz4q32pc8juj25.jpg)
A Chevrolet Zafira , em 2001, foi fiel ao termo minivan, pois era a única no mercado brasileiro a oferecer capacidade para sete pessoas. Baseado na família Astra, o projeto assinado pela Porsche fez tanto sucesso no Brasil que nem mesmo a substituta Spin conseguiu superar.
5 - Miura Saga
![Miura Saga foi um dos poucos modelos que Miura Saga foi um dos poucos modelos que](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d6/34/mg/d634mga9znnb3hzw1zli28e56.jpg)
Quem quisesse exclusividade nos anos 80 e 90, os fora-de-série como o Miura Saga iam além: portas com controle remoto, coluna de direção e bancos elétricos, freios ABS... A expressão “só faltava falar” nem caberia, pois até isso tinha; um sintetizador de voz com um total de sete alertas falados.