Mais do que investir em uma ideia que atenda a um exigente e carente mercado, uma empresa precisa ter um ideal e diversificar os seus produtos mantendo sempre a qualidade e a tradição por inúmeras décadas.
A Porsche , por exemplo, está caminhando para um novo futuro. Inovou no no segmento do SUVs e mais recentemente com os 100% elétricos , mantendo o DNA. Mesmo com a propulsão elétrica, também está desenvolvendo um combustível ecológico livre de emissões de poluentes em parceria com a Siemens Energy.
Separamos cinco empresas mais antigas que inovaram e que mandaram a falência para bem longe.
YAMAHA
Quem conhece a Yamaha associa às motocicletas, mas ela começa em 1887 na fabricação de órgãos e pianos (Nippon Gakki Co.,Ltd.); ampliou mercado em 1954 com motos e em 1992 se aventurou com o esportivo OX99-11 V12 , mas só três protótipos foram feitos. A oferta de produtos comercializados no currículo inclui instrumentos musicais, circuitos integrados, veículos e itens eletrônicos.
MITSUBISHI
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Responsável pelo crescimento econômico do Japão entre 1950 e 1960, a Mitsubishi (1870) tem atuado nos mais diversos segmentos: mineração, estaleiro, construtora, bancos, indústrias, potência nuclear e veículos como o Modelo A de 1917, o primeiro automóvel a ser construído em série no Japão. Atualmente ocupa a 35ª posição entre as 50 marcas mais valiosas do mundo, segundo o último ranking da Revista Forbes das 50 marcas mais valiosas do mundo.
FIAT
A Fiat que hoje pertence a Fiat Chrysler Automobiles que por sua vez está ligada ao grupo automotivo franco-ítalo-americano multinacional Stellantis surgiu em 1899 e seu primeiro carro foi o 4HP de motor traseiro, dois cilindros, 0,7 litro e refrigerado a água, números modestos para algo que teve grande responsabilidade por alavancar a indústria automobilística italiana.
DUPONT
A DuPont tornou-se popular em diversas áreas como o de cores e revestimento automotivo, em 1904. É dela também a patente do nylon, o Teflon e o Kevlar, mas tudo começou com a pólvora em 1802. Recentemente o estouro vem do reconhecimento de a “Empresa Mais Admirada do Setor Químico” eleita por oito vezes consecutivas pela revista Carta Capital e instituto InterScience.
BOSCH
Erguida em 1886 em Estugarda, na Alemanha, a Bosch está presente no Brasil desde 1954 faturando mais de R$ 4 bilhões por ano. Entre os seus negócios estão concentradas as áreas de tecnologia industrial, de construção, bens de consumo, e, claro, automotiva como freios, além de controles, acionamentos elétricos, eletrônicos, sistemas de combustível, geradores, motores de arranque e sistemas de direção. Está presente na América do Sul desde 1924, e no Brasil em 1954.