O Toyota Mirai 2021 entrou para o Livro dos Recordes por ter atingido a distância mais longa de um veículo elétrico de célula de combustível de hidrogênio sem reabastecimento.
De acordo com a marca japonesa, o Toyota Mirai alcançou a marca de 1.360 km , após ser abastecido completamente de hidrogênio por cinco minutos em uma viagem de ida e volta pelo sul da Califórnia, nos EUA.
Conduzida por Wayne Gerdes e co-pilotada por Bob Winger, a viagem de dois dias começou na segunda-feira, 23 de agosto de 2021, no Toyota Technical Center (TTC) em Gardena, Califórnia, lar do grupo de desenvolvimento de células de combustível da Toyota.
Ao final da viagem, o Mirai consumiu um total de 5,65 kg de hidrogênio e passou por um total de 12 estações de hidrogênio ao longo das rotas de movimentação sem reabastecimento.
O Toyota Mirai foi conduzido principalmente durante o trânsito da hora do rush em temperaturas entre 18 e 28 graus Celsius. Ele emitiu zero CO2 (gás carbônico), enquanto um veículo com motor de combustão interna padrão teria emitido cerca de 664 libras de CO2 na mesma distância.