Pesquisa revela o perfil do consumidor brasileiro em tempos de digitalização das lojas
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Pesquisa revela o perfil do consumidor brasileiro em tempos de digitalização das lojas

Comprar um carro pela internet nunca foi tão fácil, seja ele novo ou seminovo. Mas apesar dos esforços das fabricantes e concessionárias, o brasileiro ainda resiste.

Uma pesquisa realizada pela HSR-Route Automotive, nas nove principais regiões metropolitanas do país, mostra que 88,7% dos entrevistados não comprariam um carro virtualmente , ainda que grande parte das concessionárias já estejam oferecendo essa modalidade.

Este estudo de mercado é tema do iG Carros Podcast desta semana. Você pode ouví-lo abaixo e seguir o Portal IG no seu agregador de podcasts favorito para conferir todos os episódios semanais.

Quem lançou a modalidade 100% digital no Brasil foi a Citroën [email protected] em 2016, onde era possível comprar um carro em apenas quatro passos: escolha do modelo, escolha da cor, inclusão ou não de revisões e seguro e forma de pagamento . Você basicamente só teria que se deslocar à concessionária para retirá-lo.

Entretanto, 66.9% das pessoas que responderam a pesquisa da HSR relatam que preferem se dirigir à concessionária para conhecer o carro. São consumidores que preferem tocar e sentir o automóvel com os próprios dedos, dispensando a experiência digital.

De qualquer forma, chat com inteligência artificial, bom uso das redes sociais e atendimento com foco em tecnologia podem criar uma experiência diferenciada para o cliente. Uma concessionária que investiu nesse processo de transformação digital pode apresentar um showroom diferente, que segue o conceito da chamada prateleira elástica, sem limitação de estoque.

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