Novos pneus Pirelli Seal inside mostraram que devem se tornar uma evolução dos já conhecidos
Divulgação
Novos pneus Pirelli Seal inside mostraram que devem se tornar uma evolução dos já conhecidos" run flat"

O pneu é o principal componente de segurança de um automóvel. Ainda que controle de estabilidade e tração, assistente anti-capotamento e sistema de frenagem de emergência possam livrar o motorista de um acidente grave, pneus em mau estado podem comprometer todos estes aparatos de segurança.

Assim como os automóveis, os pneus evoluíram muito a cada década. Hoje eles são mais duráveis e contam com diversos formatos para otimizar o uso em cada automóvel. Pneus mais modernos podem até mitigar o consumo de combustível e reduzir a distância para a frenagem em alguns metros.

Como parte dessa evolução, a Pirelli apresenta a nova tecnologia ‘Seal inside’ (selado por dentro, em inglês). O grande mérito da tecnologia é oferecer uma experiência mais prática na comparação com os tradicionais ‘run flat’.

Run flat e Seal inside

Fomos até a pista de testes da Pirelli, no Circuito Panamericano (SP), para entender mais sobre a tecnologia Seal inside. Veja como ela funciona após a perfuração de um únco pneu por dez pregos:

A diferença entre as duas categorias é bem simples de entender. Pneus run flat contam com paredes laterais reforçadas que permitem que o motorista continue seu trajeto, mesmo com uma perfuração. Neste caso, ele deverá circular em velocidades e distâncias limitadas.

Sendo assim, após a perfuração , o motorista deverá encontrar a borracharia mais próxima para efetuar o reparo ou a substituição do pneu. A tecnologia run flat garante a segurança de que você não tenha que parar em uma região perigosa para colocar o estepe.

Os pneus Seal inside , por outro lado, contam com uma camada de selante por dentro da câmara. Quando o pneu é perfurado, o selante é direcionado para o furo, fazendo a obstrução completa do buraco. Isso, claro, dependerá de várias condições, como o tamanho do prego, por exemplo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!