Empresa monitora comportamento de motoristas e auxilia uma condução mais eficiente
Divulgação
Empresa monitora comportamento de motoristas e auxilia uma condução mais eficiente

Os combustíveis estão caros e os preços ainda devem ser reajustados para cima até o final do ano. Nas regiões mais afetadas, a gasolina se aproxima de R$ 8,00, enquanto o etanol já pode ser encontrado por R$ 5,00. Visando mitigar o gasto de frotas com combustíveis, as empresas Intelie e Able-On anunciam o lançamento do sistema Smart Mobility.

Trata-se de um sistema baseado em inteligência geográfica , que identifica os parâmetros de comportamento de motoristas que trabalham para empresas de entrega, logística, seguradoras e locadoras. Segundo as empresas envolvidas no projeto, a economia pode ser de até 15%.

A internet das coisas

O sistema funciona da seguinte forma. Dispositivos eletrônicos são implantados nos veículos da frota , coletando dados sobre o comportamento do motorista. Informações como aceleração, frenagem e outras 50 variáveis são enviadas a um ‘database’ para que suas intensidades sejam avaliadas.

Um software irá desenhar o comportamento dos motoristas e analisar suas reações, garantindo nível maior de assertividade. O sistema irá cruzar informações e elaborar um ranking de rendimento para a gestão da frota. A equipe poderá monitorar os veículo s ao vivo e auxiliar ativamente cada motorista a fazer as melhores escolhas no trânsito.

Leia Também

Clareza para as operações

Sistema 'Smart Mobility' também proporciona economia com a manutenção do veículo
Divulgação
Sistema 'Smart Mobility' também proporciona economia com a manutenção do veículo

“Com o sistema de geo inteligência , todos os parâmetros são observados em tempo real e é possível traçar um perfil com cerca de 10 quilômetros dirigidos, dependendo, é claro, de algumas variáveis, como tráfego, qualidade da via e velocidade”, diz Vânia Rios, diretora de vendas da Intelie. “Isso traz clareza da operação para o gestor e o permite realizar os ajustes necessários para que a direção da frota seja mais segura, econômica, e emita menos poluentes.” 

“O sistema de geo inteligência elabora um comportamento padrão e monitora os motoristas da frota com base nele. A empresa dá treinamento aos motoristas, mas alertas óbvios, como ‘tire o pé da embreagem enquanto espera parado em fila’ podem ser emitidos”, diz Rios.

O Smart Mobility também permite avaliar o comportamento de um mesmo motorista em veículos diferentes. "Pode ser que um motorista dirija um ônibus com o comportamento ideal, mas o microônibus não. Com esses dados, ele poderá ser realocado na função mais eficiente ".

Apesar da maior economia ter relação com o consumo de combustível, Vânia esclarece que o Smart Mobility também pode proporcionar redução nos gastos com manutenção . “Sendo assim, com o monitoramento, o frotista poderá fazer análises mais assertivas a respeito dos gastos totais”, afirma. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!