Durante a apresentação do “Movimento de Sustentabilidade Kia” , a montadora sul-coreana se comprometeu com a neutralidade de carbono até 2045 e, com isso, já prepara a sua futura gama de veículos elétricos que incluirá 11 modelos até 2026.
A empresa pretende se tornar totalmente elétrica na Europa em 2035, com outros mercados globais importantes em 2040. Assim, a gama elétrica da montadora que atualmente consiste no EV6 e no Niro EV - que terá um sucessor em 2022 - tem que crescer rapidamente a fim de cobrir todo o espectro de segmentos.
No ano passado, durante um evento de mobilidade elétrica, a Kia já havia confirmado que a arquitetura E-GMP sustentará sete veículos elétricos até 2027, junto com uma imagem teaser mostrando os veículos mencionados. Seria uma em 2021, outra em 2022, três em 2023, duas em 2024 e outras três em 2025-2026.
Nova linha de elétricos da Kia
O primeiro foi o EV6 , apresentado no início deste ano com uma carroceria hatchback. Já o segundo modelo será a versão de produção do grande SUV EV9 Concept servindo como carro-chefe da linha.
Quanto aos outros modelos, provavelmente deverá ser os SUVs EV7 e EV8 que parecem herdar características de design semelhantes ao EV9, incluindo os para-lamas pronunciados, pilares escurecidos e teto solar panorâmico.
O que pouco se falou na mídia são os nomes dos modelos com silhuetas mais aerodinâmicas e linhas de teto mais caída, o que leva a creer ser sedans de quatro portas que podem rivalizar com os do Tesla Model 3 e Model S. O maior dos dois também pode funcionar como um substituto elétrico indireto para o Stinger , que será descontinuado.
Outro modelo é um hatchback esportivo se posicionando abaixo do EV6 com uma carroceria aerodinâmica baixa e um capô esculpido. Isso poderia funcionar como um rival para o VW ID.3 e eventualmente se tornar o sucessor elétrico do Ceed / Forte / Cerato no segmento de compactos.
O que se sabe é que dos 11 modelos elétricos, um será uma variante elétrica do próximo veículo comercial, compartilhando a nova plataforma ICE em vez de usar a arquitetura E-GMP.
Por fim, além dos elétricos, a Kia está desenvolvendo a tecnologia de célula a combustível de hidrogênio que chegará ao mercado em 2028 após ser testada em veículos militares.