É bom ficar de olho na qualidade dos combustíveis hoje em dia, que estão cada vez mais caros
MOISÉS SILVA/21.7.2017
É bom ficar de olho na qualidade dos combustíveis hoje em dia, que estão cada vez mais caros

Além do sufoco na hora de arcar com o aumento nos preços dos combustíveis , eis que a criminalidade chega para dificultar ainda mais a vida dos condutores. A Polícia Civil divulga um levantamento que aponta aumento na quantidade de postos praticando a adulteração de combustível.

Neste ano já foram instaurados 58 inquéritos contra donos de postos de combustíveis na capital paulista. Isso representa aumento de 66% em relação aos 35 inquéritos registrados em 2020. Esse levantamento considera somente casos em que houve constatação pericial de combustível adulterado .

Adulteração de combustível é crime, uma vez que a prática enganosa compromete a qualidade do combustíve l vendido (burlando toda a regulamentação que existe por trás), algo que ocasiona em mal funcionamento e quebra de componentes mecânicos. Ou seja, além do transtorno, a situação pode acabar se tornando ainda pior.

Entrevistamos Alexandre Barros, especialista em mecânica e dono da oficina WTC Express, para descobrir os malefícios do combustível adulterado para o carro é se ele observa algum aumento na quantidade de clientes que têm procurado a oficina, com diagnóstico de combustível adulterado.

“Os problemas causados pelo c ombustível adulterado vão desde pequenas falhas, aumento de consumo, perda de potência, até quebra do motor. O que mais danifica é vela, bico injetor, bomba de gasolina, catalizador e alguns casos até a problemas no motor", explica Barros.

"Em alguns casos, é preciso fazer retífica . E tenho observado sim um aumento da procura por parte dos clientes que chegam com esse problema. De cara, vemos sempre alguma luz acesa no painel. Normalmente, a luz da injeção ou a do motor.”, disse ele à reportagem de iG Carros .

Como evitar cair nessas ciladas?

Fique longe dos combustíveis adulterados. Caso contrário, seu próximo destino tem grandes chances de ser a oficina
Divulgação
Fique longe dos combustíveis adulterados. Caso contrário, seu próximo destino tem grandes chances de ser a oficina

Mesmo que seja impossível aferir, por conta própria, se o combustível que está saindo da bomba para o seu tanque é legítimo ou não, há dicas valiosas para que você não vire mais uma vítima.

A primeira delas é sempre abastecer nos postos onde você já sabe que o combustível tem qualidade. Se você abasteceu em algum lugar e seu carro se comportou normalmente, é lá que você deve procurar abastecer mais vezes.

Leia Também

Leia Também

A segunda dica é desconfiar de postos que estejam oferecendo combustíveis “muito baratos para ser verdade”. Como em todo o negócio, o preço dos produtos é aplicado de modo que a empresa consiga se sustentar.

Se todos os postos estão cobrando preços similares uns dos outros, qual é a “mágica” envolvida àqueles que conseguem oferecer 10%, 15% ou mais de 20% de desconto? Vale lembrar que o preço de atacado dos combustíveis é o mesmo para todos os postos de uma mesma região. Logo, não existe “mágica”.

Os veículos flex são os mais resistentes à prática ilegal. Mas se até eles sofrem bastante, imagina os demais...
Divulgação
Os veículos flex são os mais resistentes à prática ilegal. Mas se até eles sofrem bastante, imagina os demais...

Em uma situação que você está quase sem combustível, e a única saída é abastecer em um posto suspeito, são duas as opções. Ou abasteça com o mínimo de gasolina possível para poder encontrar outro posto, ou opte pelo etanol , que costuma ser menos adulterado do que os combustíveis fósseis.

Outro macete que costuma funcionar, no caso dos postos de rodovias, é ir em locais onde caminhoneiros gostam de ir. É só olhar para o pátio do posto. Tem caminhão? Então o combustível costuma ser de qualidade.

Como podemos afirmar isso? Uma abastecida de um caminhão grande, com tanque de combustível de 900 litros, custa, em média, R$ 4.500 (considerando o litro do diesel a R$ 5). Definitivamente o caminhoneiro não arriscaria perder todo esse dinheiro, além de não entregar/retirar a carga para transporte.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!