![Chevrolet Spin deixará de ter o antiquado tanquinho de partida a frio, item que já caiu em desuso e prejudica as emissões Chevrolet Spin deixará de ter o antiquado tanquinho de partida a frio, item que já caiu em desuso e prejudica as emissões](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7a/cg/8f/7acg8fha0stujgi9iqqvfe5qb.jpg)
Com a próxima fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), o L7, que entra em vigor em janeiro de 2022 no Brasil, a General Motors anuncia uma redução de até 43% nas emissões de todos os seus veículos no Brasil.
Com a nova exigência do programa - que estabelece limites mais rígidos de emissão, visando a redução da poluição do ar e a economia de combustível -, os modelos da Chevrolet
terão mudanças no sistema que controla e reduz a emissão de vapores tóxicos do tanque durante o processo de abastecimento.
Já nos modelos a diesel foi desenvolvido uma série de tecnologias específicas, incluindo um filtro que anula em até 95% a emissão de particulados , responsáveis por gerar aquela fumaça escura que sai pelo escapamento.
![Carros da GM terão queda de até 43% em emissão de seus carros no Brasil a partir de 2022. Carros da GM terão queda de até 43% em emissão de seus carros no Brasil a partir de 2022.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/c7/os/5g/c7os5g8jj02gk3ch1jt5qcj3n.jpg)
Com isso, os veículos também terão de ser testados em condições reais de trânsito
para certificar que estão dentro dos padrões estabelecidos pelas novas normas.
Outra exigência é o aumento da durabilidade das emissões para 160 mil quilômetros ou 10 anos, o dobro da especificação atual, garantindo a performance ambiental neste período. Com a nova regra, a Chevrolet afirma que seus carros não deverão perder desempenho.
A Renault , por sua vez, já anunciou mudanças para o novo Kwid visando atender ao Proconve L7. Assim, sai 1.0 de 70 cv e 9,8 kgfm de torque e entra o 1.0 SCe do Sandero, que gera 82 cv e 10,5 kgfm de torque, ou seja, um aumento de potência, mas que impactará no preço do hatch.
No caso da Fiat , por exemplo, a mudança trouxe reduções no motor 1.3 Firefly do recém-lançado Pulse de 109 cv de potência com etanol e 101 com gasolina para 107 cv e 98 cv, respectivamente.
Ainda em relação do motor 1.3 da Stellantis
, o torque de 14,1 kgfm caiu para 13,7 kgfm, nos dois combustíveis, lembrando que isso afetará outros modelos como Strada, Argo e Cronos
fabricados a partir de do dia 1º de janeiro de 2022.