Com o período de férias se aproximando para algumas pessoas, além do feriado do aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro, muitos já começaram a se programar para viajar, mas se esquecem do principal: fazer a manutenção básica do carro.
A bateria
é um dos itens que mais merece atenção, afinal, ela é o coração da máquina. Éder Inácio, analista de suporte técnico na Clarios, responsável pela produção da marca Heliar, explica que o primeiro passo é se atentar para o estado atual da bateria instalada no carro.
Para isso, é preciso seguir as orientações primordiais: inspecionar os terminais para verificar se não existe alguma oxidação ou zinabre , que é gerado a partir da reação química do ácido sulfúrico, oxigênio do ar e metal do polo ou contato.
Além disso, checar se a bateria está bem presa aos terminais dos polos . Se o componente possuir um indicador de carga, observar qual é a coloração atual. A leitura da indicação desse dispositivo permite saber se está carregado ou não.
Caso preciso substitui-lo, opte por uma da mesma capacidade de C20 (tempo de descarga de 20 horas)
ou maior, nunca menor. Ampere-hora ou C20 é um indicador de quanta energia é armazenada em uma bateria, ou seja, a energia que ela pode fornecer continuamente por 20 horas, a 25 °C, sem cair abaixo de 10,5 volts.
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Outra medida importante quando se trata de bateria são os amperes de partida a frio, ou seja, a corrente de descarga de alta taxa em baixa temperatura, também conhecida como amperes de partida a frio
(CCA).
Carro parado exige mais cuidado com a manutenção
Carro parado também exige cuidado. Se o veículo precisar ficar parado por mais de 21 dias, uma alternativa é desconectar a bateria
. Para isso, basta remover o cabo da porta negativa e tomar muito cuidado para não deixar as extremidades negativa e positiva se tocarem.
O especialista Inácio explica que se os cabos entrarem em contato ou até mesmo fecharem, pode haver consequências, incluindo danos ao alternador e cabos
ou até mesmo ferimentos.