Por quase R$ 100 mil, vamos de Onix Premier 0km ou Cruze LTZ 2019?

Novo inferior ou seminovo superior, sendo ambos da mesma marca? Essa é a dúvida que sempre faz o mercado refletir. Neste novo capítulo, trouxemos dois modelos da Chevrolet: Onix Plus Premier (R$ 99.700) e Cruze Sedan LTZ de 2018 ou 2019 (entre R$ 90.000 e R$ 100.000), alguns com 20 mil km. Apesar do Novo Onix ter se aproximado bastante do “irmão” maior, o Cruze, este ainda traz alguns diferenciais. Quem leva? Veja os argumentos a seguir.

Conforto

O Chevrolet Cruze tem 4,66 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 2,70 m de entre-eixos. No porta-malas, há espaço suficiente para levar 440 litros de carga. Já o Onix Plus é menor. São 4,47 metros de comprimento (- 19 cm), 1,73 m de largura (- 7 cm) e 2,60 m de entre-eixos (- 10 cm). No porta-malas, uma surpresa: o novo Onix Plus tem espaço para 469 litros, superando os 440 litros do cruze (29 litros de diferença).

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Segurança

Uma boa notícia é que tanto o Onix Plus Premier quanto o Cruze Sedan LTZ oferece seis airbags (frontais, laterais e de cortina), luzes de condução diurna, câmera de ré para manobras, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Os pais de família também ficarão felizes de saber que ambos contam com ancoragem Isofix para fixação de cadeirinhas de bebê. Vale lembrar que ambos integram o sistema MyLink de assistência e segurança.

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Equipamentos

Os modelos também são equiparáveis na quantidade de equipamentos. O Cruze traz bancos de couro de série, item que só aparece no Onix Plus no pacote Premier III. Sem ele, o sedã compacto terá bancos de tecido com alguns detalhes de couro. O Cruze traz sistema start-stop, acionamento remoto do motor e central multimídia com GPS no sistema nativo. Para utilizar a navegação no Onix Plus, o motorista terá que recorrer apenas ao espelhamento da tela do celular (Android Auto e Apple CarPlay) via Waze e Google Maps. O Cruze também tem funções de pareamento, mas o Onix é o único de sua categoria com Wi-Fi a bordo. Além disso, ainda há carregador de celular por indução ao centro do console do sedã compacto.

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Dirigibilidade e mecânica

Os motores de Onix e Cruze pertencem à mesma família Ecotec. O sedã compacto, 1.0 turbo de três cilindros (116 cv e 16,8 kgfm), com câmbio automático de seis marchas, que acelera até 100 km/h em 10,9 segundos. O Cruze é bem mais potente. Seu motor 1.4 turbo desenvolve 153 cv e 24,5 kgfm, com o mesmo câmbio de seis marchas. Neste caso, pode atingir 100 km/h em 9 segundos. De acordo com o Inmetro, o Onix pode aferir 11,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina e 8,3 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol. Já o Cruze pode marcar 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, além de 7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol.

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IPVA

Considerando o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores de 4% para Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (os mais caros do Brasil), o proprietário terá que pagar R$ 3.538 pelo Onix Plus Premier e R$ 3.596 pelo Cruze. Ou seja, temos um empate técnico.

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Conclusão

O Chevrolet Onix Premier é, sem dúvida alguma, uma das escolhas unânimes do segmento dos sedãs de sua categoria. Seja zero km, seja seminovo, não há como errar com o Onix. Entretanto, com o Cruze a situação passa a ser diferente. Se estivéssemos falando de um Cruze zero km e de um Onix zero km, vá de Ônix sem pensar duas vezes. Entretanto, considerando as baixíssimas kms e o preço equivalente dos Cruze seminovos, ele passa a valer mais a pena. Tanto pelo conjunto de equipamentos e de segurança, quanto pela questão da depreciação, que afetará menos o seu valor nos próximos anos do que para o Onix.

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