Projeto dá segunda vida às baterias usadas em estações de recarga rápida para carros elétricos
Divulgação
Projeto dá segunda vida às baterias usadas em estações de recarga rápida para carros elétricos

A mobilidade elétrica é cada vez mais valorizada por protetores do meio-ambiente e empresas que se preocupam com a causa ambiental. Nesse sentido, a BMW se uniu à WEG e Energy Source para desenvolver uma inovadora estação de recarga elétrica.

O programa batizado de “ Back to life to take you further and faster ” (“De volta à vida para levá-lo além e mais rápido”, em português), é uma espécie de garagem com 18 painéis solares instados sobre a cobertura, e re-utiliza 24 módulos de baterias que foram retiradas de um BMW i3 para armazenar a energia solar captada. Para carregar os veículos, o sistema é conectado à uma WEMOB Station da WEG, que permite recargas de até 60Kw

“Este projeto promove o conceito do sol para a roda ( Sun to Wheel ) para recarga rápida 100% sustentável dos veículos elétricos. Com tecnologia nacional, estamos desenvolvendo a infraestrutura necessária para suportar a mobilidade elétrica no Brasil”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

Pontos de recarga de bateria de elétricos em prédios residenciais é um grande desafio
Divulgação
Pontos de recarga de bateria de elétricos em prédios residenciais é um grande desafio

A idéia da estação é armazenar energia solar o tempo que for preciso, e conta com um gerenciador de energias desenvolvido pela WEG que controla se o sistema utiliza energia da rede elétrica, e caso as baterias estejam 100% carregadas, envia o excesso gerado nos painéis solares para a rede elétrica, gerando créditos de carbono. O projeto ainda é um protótipo e está sendo testado em Araquari (SC), na fábrica do grupo BMW.

Leia Também

“O futuro da mobilidade premium é sustentável e o BMW Group Brasil apoia o desenvolvimento nacional de novas tecnologias que irão permitir que veículos elétricos sejam cada vez mais uma realidade global”, afirma Vivaldo Chaves, Diretor de Operações do BMW Group Brasil.

A Energy Source utiliza um algoritmo que faz a análise e seleção correta dos módulos da baterias dos veículos elétricos . Após selecionados, esses módulos são transformados em um Banco de energia, o que estende a vida útil deles em até 10 anos. A vida útil desse Power Bank é armazenado e monitorado pela Energy Source , e está conectado à uma WEMOB Station, da WEG.

Atualmente o Grupo BMW tem dois modelos 100% elétricos a venda no Brasil: BMW i3 e MINI S E , o BMW iX está na fase de pré-venda e os iX3 e i4 deverão desembarcar até o final do ano.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários