Audi urbansphere concept
Divulgação
Audi urbansphere concept

A Audi mostrou o conceito urbansphere, um veículo autônomo e ultra espaçoso, focado no trânsito das megacidades. Projetado para ser uma sala de estar sobre rodas, como diz a marca, o conceito visa proporcionar conforto enquanto os consumidores se deslocam pela cidade, ou fiquem presos nos trânsitos das megalópoles.  

O conceito urbansphere foi criado em colaboração entre os escritórios de design da montadora em Pequim, na China e Ingolstadt, na Alemanha e, segundo a montadora, contou com a participação de potenciais clientes no mercado chinês para desenvolver o projeto.

O veículo pode funcionar como sala de estar sobre rodas ou escritório móvel, sendo um ambiente luxuoso e privativo, repleto de opções de segurança, conforto, tecnologia e entretenimento para transformar a forma como o consumidor interage com o veículo.

O Audi urbansphere é pensado de dentro para fora, focando no conforto e usabilidade dos clientes, e é o maior carro-conceito já feito pela marca, com 5,51 m de comprimento, 2,01 de largura e 1,78 m de altura e 3,40 de entre-eixos, o modelo fornece espaço interno amplo para os quatro ocupantes. O exterior, até pelas dimensões, se aproxima do design de uma van .

O modelo não conta com coluna B e possui portas do tipo suicida e bancos que podem girar para facilitar o movimento de entrar no veículo, e quando as portas se abrem, um tapete vermelho é projetado no chão.

Leia Também

Os bancos, segundo a Audi, são uma atração a parte. Além de se movimentarem para facilitar a entrada no veículo, quando em condução autônoma, os bancos giram e os passageiros ficam frente a frente. Além de ter sistema de som individual no apoio de cabeça, nos modos Relax e Entertain, o encosto dos bancos traseiros é inclinado em até 60 graus, proporcionando ainda mais conforto aos passageiros.

O carro é equipado com uma tela OLED transparente que desce do teto e fica entre a fileira dos bancos, ocupando toda a largura do veículo e poderá ser dividida, caso os ocupantes queiram assistir programas variados. Além disso, caso algum ocupante esteja estressado, o veículo irá escanear a voz e oferecer sugestões como meditação ou sons tranquilizantes nos auto-falantes individuais.

Os controles de condução só são visíveis quando a função de condução manual é ativada, e há também uma barra de sensores para os ocupantes controlarem funções, conteúdos e aplicativos disponíveis por voz, gesto, toque ou até mesmo pelo olhar.

Desenvolvido na plataforma PPE (Plataforma Eletrica Premium), o conceito é equipado com um módulo de bateria de 120 kWh de energia e dois motores elétricos posicionados sobre os eixos que combinam para 295 kW (401 cv) e 70 kgfm de torque, além da tração integral quattro, tradicional da marca, que em caso de necessidade de economia, fornece energia apenas para o eixo traseiro.

A estrela do sistema de força é a tecnologia de 800 Volts, que permite cargas de até 270 kilowatts em estações de recarga rápida. Segundo a Audi, o tempo de recarga de 5 a 80% em menos de 25 minutos, e um alcance estimado de 750 km no ciclo WLTP.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários