Por meio do aplicativo é possível abrir as portas do carro e monitorar uma série de dados do veículo
Divulgação
Por meio do aplicativo é possível abrir as portas do carro e monitorar uma série de dados do veículo

Com a melhoria da condição sanitária durante a pandemia de Covid-19 e a disparada dos preços não apenas dos carros novos, mas dos custos de se ter um na garagem, a questão do compatilhamento ganha força com ajuda de tecnologia.

Para explicar melhor como isso funciona a reportagem de iG Carros conversou o CEO e fundador da ituran Mob , Paulo Henrique Andrade, que conta como donos de locadoras e proprietários que possuem mais de um veículo podem utilizar a tecnologia para gerar uma renda extra e facilitar a locação do automóvel. Ouça a seguir.

Em linhas gerais, o modo de funcionamento é simples. Basta reservar um veículo por meio de um aplicativo para depois conseguir destravar as portas do carro por meio do bluetooth e começar a utilizá-lo.

Durante o uso, o carro será monitorado por meio da telemetria , o que permite saber uma série de dados, como níveis de combustível e de bateria, por exemplo – e qualquer modelo pode receber o dispositivo, sendo ele elétrico ou a combustão.

Com a tecnologia atual, não apenas locadoras de veículos têm trabalhado com esse modelo de compatilhamento por meio de aplcativo. A nova tendência é que condomínios residenciais ou comerciais passem a ter cada vez mais carros compatilhados com seguro on-demand , ou seja, aquele que vale apenas durante o tempo em que o carro estiver sendo utlizado.

O desenvolvimento da tecnologia tem se tornado um ponto importante para a mobilidad e. Segundo Andrade, as empresas ainda estão entendendo a importância da telemetria no dia a dia das frotas.

Algumas já compreenderam a necessidade deste sistema de monitoramento para a segurança dos seus funcionários e também como mecanismo para prevenção de acidentes ou de mau uso dos veículos.

Ainda sobre a importância do desenvolvimento tecnológico na mobilidade, Andrade conclui que haverá uma mudança substancial no dia a dia das pessoas e todos faremos parte desse nova maneira de viver e o compartilhamento de veículos vai fazer parte dessa nova realidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!