Tesla Model 3 faz história ao se tornar o primeiro elétrico americano a superar marcas tradicionais na Europa
Divulgação
Tesla Model 3 faz história ao se tornar o primeiro elétrico americano a superar marcas tradicionais na Europa

As vendas de veículos na Europa se retraíram pelo 9º mês consecutivo no último mês de março, entretanto, o número de unidades comercializadas superou a marca de um milhão, e quebrou a sequência de nove meses sem alcançar tal marca.

Segundo a associação de fabricantes automotivos da Europa (ACEA), foram vendidas 1.127.077 unidades no último março, o número é 19% menor que no mesmo período em 2021. 

Apesar da queda total de vendas, a consultoria JATO informou que as vendas de modelos híbridos e elétricos superaram a de modelos que utilizam o diesel. E entre as fabricantes, a que mais vendeu foi a Volkswagen , que embora tenha tido uma queda de 30% nas vendas, foi a única a superar a marca de 100 mil unidades.

Das vintes marcas mais vendidas, apenas Kia (7º - 58.936 unidades), Tesla (13º - 41.981) e Dacia (14º - 40.285) apresentaram crescimento.

Em comparação com março de 2021, a Volvo foi a fabricante que apresentou maior retração nas vendas na Europa, uma queda de 34,2% e junto com Skoda (-33,8%) e Fiat (-32,8%) tiveram o pior rendimento. 

Analisando o ranking de modelos, o mês de março escreveu história, já que  pela primeira vez dois modelos elétricos estiveram entre os mais vendidos na Europa. O líder foi o Model 3 com 23.013 unidades, seguido de outro Tesla, o Model Y , que ficou na terceira posição no ranking após vender 18.968 unidades.

Peugeot 208  também merece destaque entre os mais vendidos na Europa, já que é líder no acumulado de 2022
Divulgação
Peugeot 208 também merece destaque entre os mais vendidos na Europa, já que é líder no acumulado de 2022

Entre os dois modelos da Tesla ficou o Peugeot 208 , que vendeu 21.026 unidades, e no acumulado do primeiro trimestre de 2022, foi o carro mais vendido no período. O VW Golf (16.784) e o Dacia Sandero (16.778) fecharam o top 5 em março. O representante da Dacia, aliás, fechou o trimestre na segunda posição no ranking dos mais vendidos. 

Apesar de líder, o Model 3 sofreu uma queda de -2,1% nas vendas em comparação ao ano passado, e o número geral da Tesla foi impulsionado pelo lançamento do Model Y na Europa, produzido na imensa fábrica em Berlim (Alemanha).

O ranking exclusivo de veículos reúne os 50 modelos mais vendidos no mês, e dois modelos merecem destaque: Hyundai Tucson (15.806), que ficou a apenas 18 unidades de entrar no Top 10, crescendo 5.4% em vendas. 

O Kia Sportage , que recebeu uma nova geração na Europa e virá ao Brasil , apresentou um crescimento de 42,6% em relação ao mês de março de 2021, mostrando que o modelo revitalizado pode impulsionar as vendas da sul-coreana no Brasil também.

Apesar do mercado europeu continuar em retração, é perceptível que o consumidor ainda valoriza produtos de segmentos premium como os Tesla, e também modelos completamente novos, como a nova geração do Kia Sportage .

Os números de vendas na Europa podem ficar ainda piores em abril, já que o continente ainda sofre com a situação da guerra entre Rússia e Ucrânia, e existem muitas incertezas em questões energéticas e econômicas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!