É melhor levar um Honda City Touring novo ou um Civic seminovo?

O Honda City chega na versão hatch para suceder o Fit, bem como na carroceria sedã para fazer as vezes do Civic, que virá apenas nas versões híbrida e Type R. Entretanto, quando analisamos os R$ 129.600 cobrados pela versão de topo Touring do City Sedan, não resistimos ao comparativo interno ao nos deparamos com a versão de topo Touring do Civic, nos classificados. Encontramos exemplares com 30 mil km, 40 mil km ou mais, de 2018 em diante, todos pelo mesmo preço da novidade. Qual deve ser escolhido? Veja os argumentos a seguir.

1- Equipamentos

O City vem com botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave, ar-condicionado digital, nova central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão. Além disso, faróis e lanternas são em full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. Já o Civic tem tudo do City, mais multimídia sensível ao toque de 10,2 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, carregador para o celular por indução, teto solar elétrico, sistema de som de alta-fidelidade com 10 alto-falantes e 452 watts de potência, banco do motorista com regulagens elétricas e cluster digital.

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2 - Segurança

O City traz controle de cruzeiro adaptativo, além de sistemas de frenagem para mitigação de colisão, de assistência de permanência em faixa e para mitigação de evasão de pista, ajuste automático de farol, assistente de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, seis airbags, estrutura de deformação progressiva ACE, ISOFIX, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, assistente para redução de ponto cego, entre outros. O Civic, por sua vez, traz farol alto automático, controlador adaptativo de velocidade, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, airbag duplo, assistente de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ISOFIX, leitor de faixa de rodagem e outros.

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3 - Espaço e conforto

O interior do City leva cinco ocupantes com conforto, conforme as impressões dos nossos testes. Enquanto isso, o Civic tem uma distância entre eixos 10 cm maior, mais 5 cm de largura, bem como comprimento 9 cm mais longo, o que favorece ainda mais o espaço interno para os ocupantes. O console, a rigidez de suspensão e a posição de dirigir do Civic o aproximam mais de um esportivo. Enquanto isso, o City é mais macio. O porta-malas de ambos comporta 519 litros.

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4 - Economia de combustível

Conforme os dados do Inmetro, o City tem consumo na cidade de 9,2/13,1 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/15,2 km/l, respectivamente. O Civic, que só aceita gasolina, por outro lado, faz 11,8 km/l e 14,4 km/l, também conforme dados do Inmetro.

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5 - Desempenho

O City entrega 126 cv e 15,8 kgfm para acelerar de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, por meio do seu motor 1.5 aspirado, com injeção direta, e câmbio CVT. Já o Civic entrega 173 cv e 22,4 kgfm, gerados pelo seu motor 1.5 turbo e câmbio CVT. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos.

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6 - IPVA

Em estados onde a alíquota é de 4% (como SP), para o Civic, a última cobrança foi de R$ 5.401. O último registro para o City, ainda na versão de topo da geração anterior, foi de R$ 3.978. De todo modo, o IPVA seguinte deverá sair por R$ 5.184, ao levar em conta o valor venal do carro.

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7- Seguro

A média de preços entre os perfis mais em conta e os perfis mais caros foi de R$ 5.170 para o City e de R$ 7.204 para o Civic.

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Conclusão

Aqui, podemos não entrar tanto no mérito da depreciação (que costuma favorecer o seminovo), uma vez que o histórico de preços praticados para os modelos têm apresentado razoável estabilidade. Entretanto, não há como negar algumas diferenças. Para uma compra totalmente racional, o City promete ser a melhor pedida, enquanto os mais passionais estão melhores com o Civic. Enquanto o primeiro é mais econômico, é muito bem equipado, bem como tem custo de manutenção e de seguro mais amenos, o Civic é mais veloz, tão equipado quanto, mais esportivo e proporciona mais status.

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