A Land Rover completou a sua renascida família Defender com o 130 , um Defender 110 alongado equipado com três filas e oito assentos. O SUV, que faz parte da linha 2023, apesar de carregar a designação '130', tem a mesma distância entre eixos de 130 polegadas (3302 mm) do 110. A única mudança nesse caso são os 340 mm extras de comprimento.
Com isso, o SUV inglês possibilita um interior mais espaçoso de oito lugares, grande o suficiente para abrigar três adultos na terceira fila. Cada um com aquecimento de assento, apoio de braço externo acolchoado, carregamento USB-C, saídas de ar (uma das quatro zonas climáticas), e um segundo teto solar apenas para a terceira fila.
Outros destaques de praticidade incluem a segunda e terceira fila de assentos elevados acima da frente (apelidada de 'elevação do estádio'), sendo que a segunda é deslizante, e uma função de rebaixamento para a suspensão a ar para ajudar no carregamento do porta-malas.
De acordo com a Land Rover, são 389 litros de espaço de bagageiro com todas as três fileiras no lugar, que pode expandir para 1.232 litros com a terceira fileira rebatida ou 2.291 litros com a segunda fileira abaixada em uma configuração de 40:20:40. Além dessa configuração, um 130 de cinco lugares está disponível, oferecendo 1.329 litros com a segunda fila levantada ou 2.516 litros com ela abaixada.
Para manter a capacidade off-road, apesar da configuração da traseira estendida, a Land Rover diz que uma 'elevação sutil no estilo da cauda do barco' foi projetada na extremidade traseira, para um ângulo de partida de 28,5 graus - abaixo dos 40 graus do model o 110.
Na primeira fila, há a mesma tela sensível ao toque Pivi Pro de 11,4 polegadas que o 90 e 110, além de opções de acabamento, incluindo um novo folheado de madeira Natural Light Oak, um sistema de purificação de cabine e tecnologia de navegação 'what3words'.
Hoje a Land Rover importa o Defender 90 e o Defender 110 ao Brasil na configuração mecânica D300, a diesel. No caso do Defender 130 D300 , a potência é de 300 cv e o torque atinge 66,2 kgfm , acelerando o SUV de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.
Além dessa, a marca dispõe, de acordo com cada mercado, a configuração D250 com 250 cv e 61,18 kgfm , disponível entre 1.250 e 2.250 rpm. Na Europa, o Land Rover Defender 130 dispõe de propulsores híbridos leves a gasolina ou a diesel, o P300 de 300 cv e 47,92 kgfm , entre 1.500 e 4.250 rpm e o P400 de 400 cv e 56,08 kgfm , a 2.000 a 5.000 rpm.
A transmissão é sempre automática de oito marchas e sistema de tração integral com Terrain Response , que adapta a tração automaticamente ao tipo de terreno associado com a suspensão pneumática com regulagem de altura.
O Land Rover Defender 130 2023 deve ser vendido nos próximos meses, incluindo o Brasil, já que a marca está trabalhando em diversos mercados, porém sem uma data definida.
Os compradores podem optar por pacotes de acabamento externo padrão ou Extended Bright Pack, além de uma nova cor Sedona Red exclusiva do 130. O preço também ainda não foi confirmado, pelo menos até o momento.