Veja 10 carros novos que quase ninguém se lembra que estão no mercado

Não faz muito tempo que ainda era possível encontrar carros com mais de 10 anos de projeto, ainda novinhos, nas concessionárias. Entretanto, mesmo depois de um verdadeiro “limpa” de modelos no setor automotivo, ainda vemos aqueles que são os “quase esquecidos”. Até que, alguns deles, em gerações passadas, já fizeram sucesso ou tiveram algum destaque. De todo o modo, tem alguns que até impressionam. Veja a seguir.

1º — Fyber Buggy: R$ 75 mil

Quando a gente pensa que já viu de tudo, sempre vem a surpresa. Se você quiser ficar com os “cabelos ao vento” em um buggy, que ainda é feito com fibra de vidro e equipado com motor VW 1600 a ar, é só acessar o site deles. Talvez seja um dos únicos tipos de carros legalizados sem airbag e ABS. Entretanto, traz cinto de três pontos para todos os ocupantes e conta com a ancoragem ISOFIX na fileira de trás.

Divulgação

2º — Suzuki S-Cross: R$ 178.990

Em uma categoria tão badalada, poucos lembram do acertado Suzuki S-Cross, ou o consideram como uma boa opção de compra. Claro que recebeu poucas atualizações ao longo de sua existência. Seu motor 1.4 turbinado só aceita gasolina, entregando honestos 146 cv e 23,5 kgfm.

Divulgação

3º — Agrale Marruá: R$ 197.050

Aposto que você não lembrava que esse carro ainda era vendido zero km. O "Hummer brasileiro" tem economia razoável quando levamos em conta a sua robustez. Segundo o Inmetro, 7,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Entretanto, encher o seu tanque tem 102 litros.

Divulgação

4º — Ford Territory: R$ 214.700

Com projeto chinês e pouco convencimento do mercado, o Territory nunca foi em conta o suficiente para garantir um espaço mais considerável no Brasil. E mesmo depois do fim da Ford nacional — que só “ajudou a atrapalhar” o SUV ainda mais para o esquecimento — pode ser seu. Traz um motor 1.5 turbo com injeção direta de combustível, com 150 cv e 22,9 kgfm, combinado a um câmbio automático CVT.

Divulgação

5º — VW Jetta GLi: R$ 216.990

Pouco falado hoje em dia, o Jetta GLi não deixa de ser uma das opções restantes, entre os que apreciam atributos mais esportivos. Ganhou novidades para a linha 2023, entre elas, novos desenhos na carroceria e no interior, além da nova central multimídia da marca, bem como uma nova calibração do motor 2.0 turbo. Agora, entrega 231 cv (1 cv a mais em relação ao antigo) e 35,7 kgfm.

Divulgação

6º — Subaru Forester: R$ 229.900

Em março, a Subaru (tentou) relembrar o nome de um dos seus modelos mais longevos no Brasil, com a adoção de um novo sistema híbrido leve. Apelidado de E-BOXER, o sistema garante funcionamento mais eficiente do conjunto mecânico, tanto em acelerações, quanto na condução mais econômica. Entre os dados informados ao INMETRO, por exemplo, a nova versão e-BOXER atingiu uma melhora de 19% no consumo urbano, o que irá garantir uma grande mudança em sua classificação, passando de D para A, em sua categoria.

Divulgação

7º — Hyundai Azera: R$ 287.990

Arriscamos dizer que, se não fosse pelo sucesso que um dia o modelo teve no Brasil, a fabricante já nem teria mais qualquer esperança para o Azera no Brasil. É equipado sempre com motor 3.0 V6 a gasolina, de 261 cv e 31 kgfm, que se alia ao câmbio automático de 8 marchas. De acordo com a marca, ele vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e chega aos 235 km/h, além de fazer 7 km/l na cidade e 10,3 km/l nas rodovias (Inmetro).

Divulgação

8º — Kia Stinger: R$ 399.990

Não há nada tão exótico quanto um coreano esportivo e que quase ninguém deve se lembrar que ainda está à mostra no site oficial da marca. Abaixo do longo capô, se esconde um 3.3 V6 biturbo que rende até 370 cv e 52 kgfm. Com tração nas quatro rodas, câmbio automático de 8 marchas, freios Brembo e sistema Harman Kardon, de quinze alto-falantes, vai de 0 a 100 km/h em meros 4,9 segundos, com 270 km/h de velocidade máxima.

Divulgação

9º — Jeep Grand Cherokee: R$ R$ 513.312

Esse que é um verdadeiro ícone nos EUA, até teve algum dempo sob os holofotes no Brasil, mas já faz um tempo que pouco se tem notícia sobre o modelo. As últimas, na realidade, giram em torno das chances de vir o novo modelo, com motorização híbrida, ao Brasil. Por enquanto, só é vendido na versão com motor V6 3.0 turbodiesel casada ao câmbio automático de oito marchas para entregar 241 cv e 56,1 kgfm.

Divulgação

10º — Lexus RX: R$ 516.990

Quase não se fala sobre o RX. Em vários países, a marca tem relevância de mercado comparável com as marcas premium alemãs e com a Volvo. No Brasil, são meio “tímidos”. Enquanto não chega a nova geração, que é aguardada para chegar ao Brasil em 2023, a atual se destaca mais pela versão híbrida 450h, com motor 3.5 V6 a gasolina (262 cv e 34,2 kgfm) e outros dois elétricos (um dianteiro de 167 cv e 33,5 kgfm e outro traseiro de 68 cv e 14,2 kgfm). Seus 313 cv totais vão às quatro rodas por um câmbio CVT.

Divulgação/Lexus