A Volkswagen apresentou a nova geração da picape Amarok, diferente do primeiro modelo, agora a picape foi desenvolvida em parceria com a Ford, e recebeu tratamento para diferenciá-la da Ranger.
A Volkswagem Amarok da nova geração ganhou um desenho mais agressivo e em nada lembra o modelo vendido no Brasil. O para-choque dianteiro possui um desenho em formato de X e com opção de cores contrastantes.
Os faróis são de LED com tecnologia I.Q. Light e cercados de linhas prateadas para completar o visual da picape e há também um acabamento prateado com o nome Amarok, acima do nicho para a placa.
A VW foi mais ousada no desenho da traseira, onde as lanternas com formato de um “C” afinado, dão um toque de futurismo e ousadia no design da Amarok .
Se as lanternas e o grande logotipo da VW não forem o suficiente para quem estiver atrás da picape entender qual carro se trata, o nome Amarok fica na tampa da caçamba, acima do para-choque, que tem acabamento cromado.
A nova picape é 9,6 cm maior que a anterior, e mede 3,27m e apesar da mudança não parecer muito, os ocupantes viajarão com mais conforto, já que o entre-eixos cresceu 17,3 centímetros na versão de cabine dupla e agora é de 3,27m.
A capacidade de off-road também recebeu atenção pela Volkswagen e agora a nova Amarok tem capacidade de imersão de 80 centímetros e o sistema de tração integral 4 Motion possui seus modos de condução fora de estrada.
A nova Amarok tem 3,500 kg de capacidade de reboque com freio, enquanto a capacidade máxima de carga é de 1.160 kg, e oferecerá ainda capacidade para a instalação de uma barraca no teto, que suporta 350 kg.
A motorização
disponível irá depender do mercado em que o carro será vendido, mas haverá motores 2.0 a diesel de 150 cv ou 170 cv, uma opção biturbo de 209 cv e a V6 de 241 ou 250 cv.
A versão mais potente será a equipada com o motor Ecoboost de 2.3 litros da Ford
, que produz 302 cv e terá opções de câmbio manual nas versões de entrada e automático de 10 marchas, acoplado aos motores mais potentes.
É no interior onde a nova Amarok brilha, e dá um grande salto em relação à geração anterior. As linhas no interior da cabine são mais modernas e essa impressão é reforçada pela tela de 12 polegadas do sistema de infotenimento posicionado na vertical.
Além disso, ainda haverá painel digital
e 20 novos sistemas de assistência a direção, que incluem até controle de cruzeiro com leitura de placas da rodovia, algo inédito na linha Amarok
.
A nova Amarok
terá 4 versões: Life, Style, Panamericana e Aventura, e as novidades tecnológicas estarão disponíveis a partir das versões intermediárias.
Inicialmente a nova geração da picape VW Amarok 2023 será fabricada na África do Sul, mas não se sabe como ficará o mercado brasileiro, que era abastecido pelas Amarok que eram fabricadas em General Pacheco, na Argentina.