Carros elétricos cada vez despertam mais interesse dos consumidores, apesar do alto custo, em alguns casos a troca por modelos híbridos até faz sentido. Mas, que tal transformar um carro em elétrico por curiosidade e paixão?
Foi exatamente isso que o Engenheiro elétrico Henderson Martins, colecionador de picapes da linha Ranger fez com um modelo 1995 há cerca de dois anos, quando decidiu unir sua paixão pela picape ao seu trabalho em uma companhia de energia solar.
O engenheiro afirma que a idéia nasceu após uma viagem à Alemanha, onde teve contato com carro elétrico e voltou fascinado. Após anos de estudo, aplicou seu conhecimento à picape da Ford.
Henderson se preocupou em ter o máximo de cuidado possível e a Ranger foi montada utilizando padrões norte-americanos e europeus de segurança nos motores, baterias e entrada de carregador , que é do Tipo 2, comum na Europa e o mais encontrado nos eletropostos no Brasil.
A conversão não foi barata, o engenheiro afirma ter gastado cerca de R$ 80 mil para a conversão total na época, mas agora, o valor superaria a faixa dos R$150 mil. A Ranger prateada é equipada com uma bateria de 66kWh, que sozinha custa US$ 12 mil (cerca de R$ 65 mil na conversão direta).
As fabricantes afirmam que o que o maior custo em um carro elétrico vem das baterias, e a Ranger de Henderson comprova isso. Segundo o engenheiro, o carro era utilizado diariamente pelas ruas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mas agora está encostado por um motivo muito especial.
O engenheiro afirma que irá instalar um motor de Tesla na picape, mas não revelou os custos, nem a potência do motor comprado.
Antes, Henderson afirmava que conseguia rodar uma média de 300 km com uma carga completa , e não pagava nada pela carga, já que possui um posto de recarga na frente de sua empresa, e utiliza energia solar para carregar a Ranger .
Podemos dizer que Henderson se adiantou à própria Ford , que anunciou a F-150 Lightning , sua primeira picape elétrica no ano passado, e recentemente criou a F-100 Eluminator .
O nome é por conta do motor elétrico da picape, que é o mesmo que equipa o Mustang Mach-E e gera 281 cv. É comercializado nos Estados Unidos por cerca de US$ 4,300 (R$ 23,600).