Veja 10 veículos utilitários que acabaram no 'atoleiro'

Eles se aventuraram na sorte, mas acabaram no atoleiro. Confira 10 utilitários que fracassaram nas vendas por aqui.

1-) Troller Pantanal

A Troller tinha como meta vender 1,2 mil Pantanal em 2006, porém emplacou só 77 picapes em dois anos, tudo porque a proprietária Ford observou que poderia ocorrer trincas no chassi comprometendo a segurança. Assim as recolheu e indenizou seus clientes.

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2-) Ford EcoSport 1.0 Supercharger

O EcoSport inaugurou o segmento dos SUVs no Brasil em 2003 e fez sucesso, exceto pela versão 1.0 Supercharger vinda do Fiesta. O plano era pagar menos imposto como modelo de entrada, mas pagou mico, pois era fraco e beberrão aliado ao peso. Durou até 2006.

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4-) Peugeot Hoggar

Projetada exclusivamente para o mercado brasileiro, a Peugeot Hoggar veio em 2010, no entanto nunca decolou nas vendas perdendo até para a defasada Ford Courier. Com a chegada do hatch 208, ela que tinha base do 207 não aguentou e se aposentou em 2014.

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3-) Chevrolet Silverado

Se nos EUA a Silverado é muito popular até hoje, no Brasil a direção foi na contramão. Estreou em 1997 e logo acabou derrapando por problemas do diferencial. Assim, a GM interrompeu a importação da picape em 2001 e, finalmente, voltará em nosso mercado em 2023.

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5-) Dodge Dakota

A Dodge Dakota estreou no Brasil em 1998 com direito a fábrica própria, a Chrysler Corporation, Campo Largo, PR. Após sete meses, se juntou à Daimler-Benz e isso gerou conflitos de interesse resultando no encerramento da unidade fabril e do utilitário em 2001.

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6-) Tac Stark

Inverso ao nome Stark (força em alemão), o jipe da TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense) ficou sem fôlego... Do projeto de 2006, a produção veio em 2009 e as vendas só em 2012. Mudou-se para Sobral (CE) e ficou parada até 2014 e agora quer expandir-se.

Guilherme Menezes/iG

7-) Mahindra

A indiana Mahindra tinha tudo para crescer no mercado de SUVs no Brasil. Por aqui desde 2007, economia lenta, mudanças na regulação e alta do dólar afetaram a sua curta passagem cujas vendas totais não chegaram a 4 mil utilitários até 2015.

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8-) Cross Lander

Ver um Cross Lander é quase missão impossível. Da romena Auto Romania (ARO), foi montado em Manaus (AM) em 2002 com o confiável 2.8 turbodiesel e tração 4x4, e mesmo assim só vendeu 200 carros até 2006 por falta de investimento na rede e pós-venda.

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9-) Chevrolet Tracker 2.0

O Tracker veio da Argentina em 2001 e era a cópia do Grand Vitara da Suzuki. O fraco motor diesel e estilo sem identidade própria, literalmente, não emplacou muito. Só no penúltimo ano de importação (2003) vendeu só 750 carros até voltar em 2006 e sair em 2009. Só voltou novamente com a segunda geração em 2013, importado do México.

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10- Ford Pampa 4X4

A Ford lançou na linha 1985 a tração 4x4 para a Pampa e Belina, mas o que seria para o trabalho mais pesado uma mão na roda - sem trocadilhos - acabou afundando na lama devido à alta ineficiência do sistema deixando de oferecê-lo na linha 1987.

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