Nem mesmo a Volkswagen deu início as primeiras entregas do ID. Buzz, e já se encerraram todas as unidades. A minivan elétrica é uma reinterpretação da Kombi, outro modelo de grande sucesso da marca alemã e hoje cultuada no mundo todo como objeto de desejo entre colecionadores.
No caso da nova “Kombi”, na Alemanha onde o modelo é fabricado, as vendas avançadas já ultrapassaram 10.000 unidades , com 3.400 sendo compradas pela Noruega, que está tão mais longe no caminho da eletrificação do que outros países que está banindo os motores de combustão a partir de 2025.
A produção do ID.Buzz começou na fábrica da Volkswagen em Hanover em maio, e os primeiros exemplares dos clientes não devem ser entregues até outubro na Europa. O Reino Unido deve receber o ID. Buzz no início de 2023, mas no caso dos EUA a previsão é para até o início de 2024.
“Foram 10.000 pedidos, sem que o carro realmente estivesse na concessionária, muito menos um cliente o dirigindo. Isso é simplesmente impressionante”, escreveu o chefe de vendas da VW Commercial Vehicle, Lars Krause, aos funcionários da fábrica de Hanover em um e-mail visto pela Automobilwoche.
O VW ID.Buzz é equipado com baterias de 77 kWh , que segundo a fabricante são o suficiente para 420 km de autonomia no ciclo WLTP. O motor elétrico é capaz de entregar 204 cv e 31,6 kgfm de torque.
Embora a VW do Brasil não confirme, o VW ID.Buzz deverá ser mostrado no Brasil pela primeira vez no Rock in Rio, na semana que vem, embora também não haja nenhuma previsão de chegada do modelo ao país.