Conhecido como o Fox na América, o Audi 80 , o antecessor do modelo A4 , está comemorando seu 50º aniversário. É verdade que sua produção começou em 1972 e foi até 1994, mas deu prosseguimento ao modelo A4 a partir deste ano e está até hoje no mercado.
A origem inicia na década de 1960, embora tenha suas raízes no final do século XIX. A Volkswagen comprou a alemã chamada Auto Union em 1964, para ampliar capacidade de produção para construção do Fusca e o acordo incluía uma fábrica em Ingolstadt.
A DKW, uma das empresas da Auto Union , foi descontinuada e substituída pela Audi, mas que foi proibida de projetar veículos. A Audi então montou uma equipe para projetar secretamente o 100 original e o mostrou ao chefe da VW, Heinz Nordhoff, que acabou aprovando o carro.
Assim o Audi 100 surgiu em 1968 e dois anos depois, foi importado para a América mostrando um modelo de grande sucesso que mais tarde impulsionou a chegada de novos modelos como o Audi 80 (B1).
Embora fosse feito na mesma plataforma com os veículos da VW, era um veículo totalmente novo, desenvolvido com foco na leveza para oferecer manuseio envolvente e boa economia de combustível, e oferecia aos usuários um interior espaçoso, apesar de seu tamanho compacto.
A chapa da carroceria quadrada incluía um sistema de reforço diagonal que melhorava a segurança. A suspensão dianteira independente McPerson com barra estabilizadora, e eixo de torção na traseira era outra das inovações da época.
No caso das variantes, para o mercado local havia as sedãs de duas e quatro portas com acabamento básico (55 ou 60 cv, chamados simplesmente Audi 80 e 80 S , respectivamente), como modelos L (LS com motor de 75 cv) ou como um GL mais luxuoso (somente 85 PS). Em setembro de 1973, a Audi adicionou o esportivo 80 GT (apenas duas portas) com um motor de carburador de 1,6 litro de 99 cv.
Além dessa, a marca oferecia a 1,3 L de 55cv, 1,5 L de 75 cv e 1,6 L de 85 cv, esses dois últimos oferecidos no Passat brasileiro , e carroceria Sedan de duas e quatro portas e Station Wagon com 5 portas. O sucesso rendeu até 1978 rendeu 1 milhão de unidades produzidas. Na América do Norte e na Austrália , o 80 foi comercializado como Audi Fox para os anos de modelo de 1973 a 1979 e como Audi 4000 para os anos de modelo de 1980 a 87 nos EUA.
Os esforços de design e desenvolvimento da Audi valeram a pena durante a competição Carro Europeu do Ano de 1973 , onde o 80 venceu à frente do Renault 5 e do Alfa Romeo Alfetta .
A segunda geração (B2) veio no final de 1978 oferecida na configuração Sedan, de 2 ou 4 portas e com motores da linha B1 ,mas a partir de 1982, estreava o 5 cilindros 2,1 L de 115 cv. Ainda no mesmo ano veio a tração Quattro , sucesso que havia conquistado o rally de 1980.
Sucesso mundial, o Audi Quattro recebia suspensão traseira McPerson e mais tarde um novo motor 5 cilindros de 1,8 litro de 90 cv, passando a ser chamado de Audi 90 , e eram vendidas em segmento superior do mercado. Nas versões de entrada equipadas com motor de quatro cilindros e transmissão manual de quatro velocidades, a cilindrada variou de 1,3 a 1,6 litro, com potências entre 55 e 100 cv de potência.
O 80 de primeira geração foi substituído por um modelo de segunda geração em 1978 (chamado 4000 na América), o 80 de terceira geração chegou em 1986 e a quarta geração estreou em 1991. Os últimos 80 foram construídos em 1995; a essa altura, o A4 original havia sido lançado, sinalizando o início de um novo capítulo na história da empresa.